Pai Nosso’ pode ser problemático por associação a patriarcado, diz arcebispo


Foto: Oli Scarff/AFP

O início da mais tradicional oração entre os cristãos, o “Pai Nosso”, pode ser problemático devido à sua ligação com o controle patriarcal, segundo o arcebispo de York, Stephen Cottrell.

“Eu sei que a palavra ‘pai’ é problemática para aqueles cuja experiência de pais terrenos é destrutiva e abusiva e para todos que têm enfrentado um controle opressivo e patriarcal na vida”, afirmou Cottrell em discurso de abertura do Sínodo Geral da Igreja Anglicana, na sexta-feira (7).

Na fala durante a reunião, espécie de assembleia periódica para deliberar sobre temas estruturais dessa que é uma das maiores igrejas protestantes do mundo, o arcebispo falava sobre união e fraternidade.

“No mundo de hoje, o sentimento de pertencimento a uma única família humana está desaparecendo, e o sonho de trabalhar juntos por justiça e paz parece uma utopia ultrapassada”, disse, citando discurso do papa Francisco. “Com isso em mente, quero voltar à oração que Jesus ensinou, a Oração do Senhor.”

Ao falar do “Pai Nosso”, então, Cottrell fez a observação sobre a ligação com o controle patriarcal e continuou seu longo discurso —o que foi suficiente para gerar desconforto em alguns setores da igreja.

Folha de S. Paulo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Custom Widget

Recent in Sports