segunda-feira, 9 de junho de 2025


Foto: Demis Roussos

Além da alegria e das apresentações culturais que encantam moradores e turistas, um outro aspecto ganha destaque no São João de Natal: a movimentação da economia local, impulsionada por centenas de ambulantes que encontram na festa uma oportunidade de renda. A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), possibilitou que o comercio de produtos e alimentos na festa, acontecesse de forma organizada e segura, graças ao ordenamento dos trabalhadores no entorno do Polo Arena das Dunas.

Os ambulantes que atuam no evento são previamente cadastrados e passam por orientações da equipe de fiscalização, respeitando os critérios definidos pela Portaria Especial nº 5745/2025. A normativa determina que apenas os ambulantes autorizados podem ocupar o espaço com barracas e equipamentos, sendo terminantemente proibida a utilização de materiais deteriorados, como freezers danificados, ou qualquer estrutura improvisada.

Segundo Jailson Fernandes, agente de ordenamento urbano da Semsur, todo o processo de liberação e organização dos pontos de venda é planejado com foco na segurança e no bom fluxo de pessoas. “Todos os ambulantes aqui são cadastrados. A Semsur deixou tudo muito organizado. Estamos fiscalizando o uso de garrafas de vidro, que são proibidas, e garantindo que não haja obstruções no espaço para facilitar a circulação do público. O trabalho é constante, durante todo o evento, para garantir ordem e segurança”, afirmou.

O prefeito Paulinho Freire ressaltou a importância da organização do evento como parte do compromisso da gestão com o bem-estar da população e a valorização da economia local. “Um evento deste porte precisa ser bem planejado em todos os detalhes. Estamos garantindo que o São João de Natal seja uma festa bonita, segura e que também gere oportunidade para quem mais precisa. A atuação da Semsur com os ambulantes é essencial para que tudo ocorra com tranquilidade. E a nossa expectativa é que o volume de vendas neste São João supere até mesmo o registrado no Carnaval, quando o setor econômico da cidade faturou mais de R$ 190 milhões”, destacou o prefeito.

Entre os diversos ambulantes que aproveitam a movimentação do São João no Polo Arena das Dunas para garantir uma renda extra, Luiz Felipe comemora os bons resultados das vendas. “Eu vendo caipirinha, principalmente a caipifruta, que o pessoal adora. Ontem o movimento já foi bom, mas hoje está ainda melhor. A programação ajuda bastante nas vendas. O público de Pablo e Calcinha Preta costuma caprichar na bebida pra curtir aquela sofrência com mais emoção. As caipirinhas estão saindo bem, está fluindo, e a expectativa é que continue assim nos próximos dias.”

Para muitos trabalhadores, como o ambulante João Carlos, a festa tem sido um alívio financeiro e uma chance de crescimento. “Estou muito satisfeito com a estrutura. A organização da Prefeitura está de parabéns. A gente se sente respeitado, com espaço garantido para trabalhar. Está sendo muito bom para mim e para minha família”, declarou.

O São João de Natal segue sendo não apenas uma grande celebração cultural, mas também parte de uma engrenagem importante para o desenvolvimento econômico da cidade. O modelo de gestão adotado permite que a festa seja democrática, inclusiva e benéfica para todos os envolvidos, do público que se diverte com segurança aos trabalhadores que garantem o sustento através da cultura e do empreendedorismo.

0 comments:

Postar um comentário

Minha lista de blogs

Postagens mais visitadas

JSON Variables

O Blog Afonso Bezerra em Pauta está chegando para te deixar bem informado, com notícias de credibilidade e impacilidade a serviço da nossa sociedade.

Postagem em destaque

Brasil registra 46 casos confirmados de intoxicação por metanol e 8 mortes

Foto: Reprodução O Brasil já soma 46 casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas, conforme divulgado pel...

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

TOTAL DE VISITANTES VISITANTES ON LINE

contador de acesso