terça-feira, 5 de agosto de 2025



O Governo do Rio Grande do Norte deu um novo passo para a construção do Porto-Indústria Verde. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deu início à fase decisiva de estruturação do terminal marítimo, que será construído no litoral Norte do estado, com a requisição de propostas (Request for Proposal – RFP) para 18 empresas que irão concorrer pela execução dos estudos técnicos que subsidiarão a Parceria Público-Privada (PPP) do projeto.
A empresa que apresentar a melhor proposta será contratada para elaborar diagnósticos e análises técnicas, jurídicas, ambientais e financeiras. O objetivo é viabilizar a implantação e operação do terminal portuário, que está estimado em R$ 5,6 bilhões. O porto será voltado à cadeia produtiva da energia renovável, com ênfase em eólicas offshore, hidrogênio verde e insumos industriais de baixo carbono.

Segundo Hugo Fonseca, secretário-adjunto estadual de Desenvolvimento Econômico, após a fase de estudos, será lançado edital de licitação para definir o parceiro privado responsável pela construção e operação do terminal. “Esta fase que se inicia, destinada a estruturação do projeto, é de fundamental importância para o futuro do projeto, como também sinaliza para o mercado o nível de maturidade que o projeto está tomando”, ressaltou.

Em abril de 2024, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte firmou com o BNDES um Acordo de Cooperação Técnica para a estruturação da Parceria Público-Privada. O processo foi dividido em duas fases principais, com a primeira focada em diagnóstico e modelagem, e a segunda na preparação dos documentos para a licitação do parceiro privado.

Ainda no ano passado, o banco publicou o Request for Information (RFI) nº 004/2025, convocando consultorias interessadas em prestar os serviços técnicos. O prazo para envio de propostas se encerrou no último dia 13 de maio, com as 18 empresas habilitadas a receber o convite para a fase seguinte.

No processo de escolha, as empresas deverão comprovar experiência em empreendimentos de grande porte e alta complexidade, incluindo a elaboração de estudos de demanda de longo prazo para portos com movimentação mínima de 1,5 milhão de toneladas anuais. A capacidade técnica também precisa ser demonstrada através do desenvolvimento de Estudos de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).

No âmbito jurídico, a qualificação exige experiência comprovada em processos de desestatização, parcerias público-privadas (PPPs) e operações de fusões e aquisições de alto valor. Além disso, é necessária a comprovação de assessoria completa na implantação de terminais de uso privativo, desde a fase de concepção até o início de suas operações.

Escolha do local

O Porto-Indústria Verde será um projeto greenfield, ou seja, construído do zero, em uma área do município de Caiçara do Norte. O local foi determinado com base em Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) conduzidos em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A escolha de Caiçara do Norte, ressalta Hugo Fonseca, representa a descentralização dos grandes empreendimentos portuários, tradicionalmente concentrados na Grande Natal. “Reforça a estratégia de interiorização dos grandes investimentos em infraestrutura no Rio Grande do Norte”, disse.

A próxima fase inclui a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), com recursos transferidos pela Secretaria Nacional de Portos. Em paralelo, o Governo do Estado e o BNDES finalizarão a modelagem econômica e jurídica da PPP. O banco será responsável por conduzir esse processo até o lançamento do edital.

Segundo dados do Governo do Estado, o porto terá papel estruturante na consolidação de um “hub verde” no Nordeste, conectando a produção potiguar de energias renováveis aos mercados europeu, asiático e norte-americano. A expectativa é de que as obras comecem a partir de 2026, dependendo dos trâmites de licenciamento ambiental e da conclusão dos estudos de modelagem.

0 comments:

Postar um comentário

Minha lista de blogs

Postagens mais visitadas

JSON Variables

O Blog Afonso Bezerra em Pauta está chegando para te deixar bem informado, com notícias de credibilidade e impacilidade a serviço da nossa sociedade.

Postagem em destaque

Brasil registra 46 casos confirmados de intoxicação por metanol e 8 mortes

Foto: Reprodução O Brasil já soma 46 casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas, conforme divulgado pel...

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

TOTAL DE VISITANTES VISITANTES ON LINE

contador de acesso