domingo, 10 de agosto de 2025

Governadora Fátima assina projeto de lei que define diretrizes para a indústria potiguar e decreto que cria o programa RN + Moradia

Assinatura do projeto de lei que define diretrizes para a indústria potiguar e decreto que cria o programa RN + Moradia - Foto: Raiane Miranda

O Governo do Estado dá um passo histórico na promoção do desenvolvimento econômico e social potiguar. A governadora Fátima Bezerra assinou nesta sexta-feira (8), o projeto de lei que institui a Política Industrial do Rio Grande do Norte, durante solenidade na sede da FIERN. Na mesma ocasião, também foi assinado o decreto que cria o programa RN + Moradia, voltado a subsidiar a compra da casa própria por famílias de baixa renda.

Resultado de um trabalho técnico conjunto entre Governo do Estado e o setor industrial, a Política Industrial do RN tem como objetivo impulsionar a competitividade das empresas, estimular a inovação tecnológica, gerar empregos qualificados e promover o desenvolvimento sustentável e regionalizado. O projeto de lei será enviado à Assembleia Legislativa para ser transformado de política pública de Estado.

Entre os destaques da proposta estão a criação do Plano Industrial Potiguar com horizonte de dez anos e interiorização da indústria, fortalecendo cadeias produtivas locais e respeitando as vocações de cada região do estado. A iniciativa também estabelece bases para segurança jurídica e planejamento de longo prazo, garantindo continuidade independentemente de futuras gestões.

A medida está em sintonia com a “Nova Indústria Brasil”, política nacional de reindustrialização lançada pelo Governo Federal, que estabelece diretrizes e investimentos estratégicos para o setor. A expectativa é que, a partir da nova legislação, o Rio Grande do Norte disponha de um marco de planejamento sólido e de longo prazo, voltado para o crescimento sustentável, a geração de empregos e o aumento da competitividade da indústria potiguar no cenário nacional.

Desenvolvimento e interiorização

A governadora Fátima Bezerra saudou a medida como um marco histórico para a economia potiguar: “O Rio Grande do Norte entra em uma nova fase. Com esta política, vamos organizar o setor produtivo, criar condições para que mais empresas se instalem e cresçam em nosso estado, levando desenvolvimento para todas as regiões e garantindo mais empregos para nosso povo”. Temos que pensar em ações de curto prazo, sim — mas sem jamais perder de vista as estratégias de médio e longo prazo. O que estamos fazendo hoje é planejar o presente com visão de futuro, respeitando as vocações do nosso estado e ampliando horizontes”.

“Celebramos dois atos fundamentais para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte: ambos são frutos do diálogo permanente com o setor produtivo e têm impactos diretos na inclusão social, na geração de emprego e na dinamização da economia. O RN + Moradia promove o acesso à casa própria para famílias da Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida e estimula o comércio e a construção civil local. Já a Política Industrial posiciona o Estado para o novo cenário nacional, com o fim da guerra fiscal e a necessidade de novos instrumentos de atração de investimentos. São ações estruturantes, pensadas em conjunto com a sociedade, que reforçam o compromisso do governo com um crescimento sustentável e com justiça social”, ampliou o secretário da Fazenda, Cadu Xavier.

Instituído pelo Decreto Nº 34.769, de 30 de julho de 2025, o programa “RN + Moradia”, irá subsidiar a aquisição da casa própria por famílias de baixa renda, especialmente aquelas enquadradas na Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

A iniciativa prevê a concessão de um crédito de ICMS de até R$ 20 mil por unidade habitacional, valor que será utilizado como entrada no financiamento habitacional com recursos do FGTS e que terá a construção de mil unidades iniciais nessa primeira fase.

O crédito fiscal será direcionado aos estabelecimentos que fornecerem materiais de construção para as unidades contempladas, tornando o programa também um estímulo à cadeia produtiva local. A validade da concessão do benefício se estende até o dia 30 de abril de 2026, conforme estabelece o decreto.” Um programa voltado para garantir moradia digna às famílias potiguares, impulsionar a economia e gerar trabalho, especialmente no setor da construção civil”, complementou Fátima Bezerra.

“Hoje é um dia de avanço para o Rio Grande do Norte. A proposta da nova política industrial representa um verdadeiro marco, porque deixa de ser um plano de governo e passa a ser uma política pública de Estado. Ela consolida uma pauta construída em conjunto com o setor produtivo, com metas claras de fortalecimento das cadeias produtivas, inovação, geração de empregos e interiorização da indústria. Alinhada à reindustrialização nacional, essa lei oferece diretrizes e um ambiente regulatório favorável para o desenvolvimento sustentável, respeitando as vocações regionais e preparando o Estado para os desafios da nova economia. Agradecemos a este governo”, enalteceu Roberto Serquiz, presidente da FIERN.

A solenidade contou com a presença da secretária de Planejamento, Virgínia Ferreira; do secretário de Assuntos Federativos, Luciano Santos; do secretário de Desenvolvimento Econômico, Alan Silveira; do secretário-adjunto da Casa Civil, Ivanilson Maia; do diretor-presidente da CEHAB, Pablo Thiago Lins; da diretora da Agência Desenvolve RN, Márcia Maia, além da vereadora de Natal Samanda Alves e de representantes do segmento industrial.

Empresa, Indústria e ComércioGoverno do RNInfraestrutura, Trânsito e Transportes

EmpresasMoradia

Governo do RN.

0 comments:

Postar um comentário

Minha lista de blogs

Postagens mais visitadas

JSON Variables

O Blog Afonso Bezerra em Pauta está chegando para te deixar bem informado, com notícias de credibilidade e impacilidade a serviço da nossa sociedade.

Postagem em destaque

Chineses ficam ilhados por mais de seis horas após maré subir no litoral do RN

Dois chineses ficaram ilhados por mais de seis horas neste sábado (18) na praia de Camapum, em Macau, na Costa Branca potiguar. Ninguém se f...

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

TOTAL DE VISITANTES VISITANTES ON LINE

contador de acesso