Hoje, 8 de março, o mundo inteiro se curva para prestar sua justa homenagem à mulher.
Venho trazer uma palavra de carinho, de reconhecimento, de reflexão para todos, em especial, para todas que, assim como eu, receberam de Deus a graça de serem chamadas simplesmente de MULHER!
A data é comemorativa, mas também reflexiva. Comemoramos todas as conquistas contabilizadas e homenageamos as mulheres pelas suas inúmeras virtudes, sempre expressando um misto de sensibilidade e força, nos mais diversos contextos.
Somos convidados a uma reflexão que nos remete à luta histórica da mulher, partindo para o enfrentamento dos desafios em busca dos seus direitos. Como resultado do esforço de muitas, temos muitos avanços para comemorarmos e nos orgulharmos; porém, o caminho é longo e ainda há muito a ser feito para o alcance da realidade desejada e necessária.
Nossa reflexão com relação à desigualdade e violência contra a mulher, que acontece no Brasil e no mundo, diz respeito aos mais diversos contextos, como o afetivo, o familiar, o social, o político e às relações no mercado de trabalho. O mundo moderno precisa de mulheres empoderadas, felizes, com o direito de participarem dos processos de mudanças.
O trabalho de reconhecimento e valorização da Mulher deve começar na família e na escola e se estender a todos os segmentos da sociedade, para assim a mulher aumentar o seu espaço nas estruturas sociais e fortalecer o seu protagonismo.
Parabéns, companheiras!
Juntas somos mais fortes!
Professora Aldenora Bezerra
