terça-feira, 18 de abril de 2023


O governo da Ucrânia voltou a chamar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a visitar Kiev. Em postagem no Facebook nesta terça-feira (18), o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores ucraniano, Oleg Nikolenko, confirmou o convite ao líder brasileiro para que ele entenda “as verdadeiras causas da agressão russa e suas consequências para a segurança global”.

O convite se dá após ampla repercussão de declarações do presidente brasileiro relacionadas à Guerra da Ucrânia nos últimos dias. Ao fim de sua viagem à China, o petista acusou os Estados Unidos de incentivarem a continuidade conflito. Depois, em pausa nos Emirados Árabes Unidos na volta para o Brasil, voltou a afirmar que Kiev tem tanta responsabilidade quanto Moscou pelos enfrentamentos.

O governo dos Estados Unidos acusou o Brasil de estar “papagueando a propaganda russa e chinesa sem observar os fatos em absoluto”, enquanto Lula afirma que deseja promover uma iniciativa de paz.

A recepção do Itamaraty ao chanceler russo, Serguei Lavrov, em Brasília nesta segunda-feira (17) agravou o mal-estar com os americanos.

Sob sanções dos países ocidentais, a Rússia iniciou uma ofensiva diplomática para convencer as potências emergentes de que está apenas se defendendo contra a hegemonia dos Estados Unidos. A mensagem será repetida durante a semana por Lavrov no restante de seu giro pela América Latina nesta semana.

Fonte: Blog do BG 


0 comments:

Postar um comentário

Minha lista de blogs

Postagens mais visitadas

JSON Variables

O Blog Afonso Bezerra em Pauta está chegando para te deixar bem informado, com notícias de credibilidade e impacilidade a serviço da nossa sociedade.

Postagem em destaque

Chineses ficam ilhados por mais de seis horas após maré subir no litoral do RN

Dois chineses ficaram ilhados por mais de seis horas neste sábado (18) na praia de Camapum, em Macau, na Costa Branca potiguar. Ninguém se f...

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

TOTAL DE VISITANTES VISITANTES ON LINE

contador de acesso