sexta-feira, 7 de abril de 2023


O Brasil oficializou nesta quinta-feira o retorno para a União de Nações Sul-Americanas (Unasul), bloco fundado em 2008 durante o auge dos governos de esquerda no continente. O decreto oficializando o retorno foi publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial da União e promulga o Tratado Constitutivo da Unasul. O retorno passa a valer em 6 de maio de 2023.

A Argentina também anunciou que vai voltar a integrar o bloco, que atualmente tem como membros Bolívia, Guiana, Suriname e Venezuela, além do Peru, que está suspenso.

A Unasul nasceu em 2008. O bloco era integrado por 12 membros, tendo como um dos principais promotores o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e tinha como objetivo impulsionar projetos regionais.

O Brasil deixou o bloco em 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, quando o país deveria exercer a presidência temporária da Unasul. Em abril de 2018, o governo brasileiro junto com a Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru decidiram de forma conjunta suspender a sua participação na Unasul em função da prolongada crise no organismo.

Em 2019, Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai e Peru assinaram documento indicando a vontade de constituir o Foro para o Progresso da América do Sul (Prosul), em substituição à Unasul.

Pouco antes da saída do Brasil, o governo da Argentina também tinha oficializado sua saída da Unasul, mencionando seu “alto conteúdo ideológico”. Analistas políticos, no entanto, observam à época que o novo bloco poderia cair no mesmo problema, já que o movimento ocorria durante a ascensão de governos conservadores na região.

A Unasul entrou em um impasse a partir de 2017, quando não obteve consenso para eleger um novo secretário-geral, ao fim do mandato no cargo do ex-presidente colombiano Ernesto Samper.

Fonte: O Globo 


0 comments:

Postar um comentário

Minha lista de blogs

Postagens mais visitadas

JSON Variables

O Blog Afonso Bezerra em Pauta está chegando para te deixar bem informado, com notícias de credibilidade e impacilidade a serviço da nossa sociedade.

Postagem em destaque

Chineses ficam ilhados por mais de seis horas após maré subir no litoral do RN

Dois chineses ficaram ilhados por mais de seis horas neste sábado (18) na praia de Camapum, em Macau, na Costa Branca potiguar. Ninguém se f...

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

TOTAL DE VISITANTES VISITANTES ON LINE

contador de acesso