quinta-feira, 31 de agosto de 2023





Foto: Reprodução.

Fumante desde os 18 anos, o resgatista de fauna Gabriel Nogueira Souza trocou o cigarro comum pelo eletrônico, também conhecido como vaporizador ou vape, no ano passado.

Na época, o rapaz de 23 anos precisou ficar em um hospital acompanhando sua mulher, que passaria por uma cirurgia na coluna.

“Como no hospital não podia fumar, passei a usar o cigarro eletrônico para sustentar o vício. Ele não era detectável pelo sensor de fumaça e não deixava um cheiro ruim no local”, conta.

Foram três meses usando o vape, conta Gabriel, tempo suficiente para ele sofrer graves consequências.

“Um dia, do nada, acordei tossindo sangue, com muita dor no corpo a ponto de não conseguir levantar da cama. Pensava que ia morrer de tanta dor na região das costelas.”

Gabriel conta que foi imediatamente para o hospital, onde ficou internado por um mês.

Confira mais detalhes na matéria de Simone Machado, BBC e G1.





Foto: Reprodução.

Desde o dia 21 de agosto, a Polícia Civil do RN prendeu 21 homens, registrou 191 boletins de ocorrência e concluiu 146 inquéritos. Até o momento, 275 mulheres vítimas de violência doméstica e familiar foram atendidas no Estado.

A ação da Polícia Civil faz parte da “Operação Shamar”, deflagrada em âmbito nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). “Shamar” é uma palavra do hebraico que remete a cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar. Foi escolhida para nomear a operação em referência ao Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pela defesa da mulher.

Em nível nacional, a coordenação da operação compete à Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Diopi/Senasp), que conta com o apoio do Ministério das Mulheres (MM) e do Colégio de Coordenadores das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar dos Tribunais de Justiça Estaduais (COCEVID).

Confira mais detalhes na matéria da Tribuna do Norte.





Foto: Reprodução.

A Secretaria Municipal de Educação afastou nesta quarta-feira a diretora da creche municipal Luiza Barro de Sá Freire, em Costa Barros. Em vídeo postado nas redes sociais, a diretora Fernanda Alvarenga aparece dançando com crianças menores de seis anos ao som da música ”Toma Rajadão”, de Pedro Sampaio numa versão com a participação da DJ Thaysa Maravilha. Rajadão é uma giria que faz referências ao disparo de fuzis e metralhadoras. A letra também tem trechos com conotação sexual. O caso foi revelado pelo site “Diário do Rio”.

Fernanda é a quinta diretora da rede municipal de ensino a ser afastada em apenas dois dias. Na terça-feira, quatro diretoras de quatro escolas também foram afastadas e vão responder a sindicância por permitirem exibições da encenação ”Cavalo Tarado” da Companhia Suave, também de cunho sexual. A companhia recebeu R$ 50 mil em subvenção da Secretaria municipal de Cultura por cinco shows, sendo quatro em escolas. A prefeitura agora tenta reaver o dinheiro argumentando que desconhecia o conteúdo das apresentações.

”Desce, sobe, toma rajadão. A segunda maravilha acabou de terminar. Agora ela tá solteira e ninguém vai segurar. Vai bate, vai bate com a bunda no calcanhar”, diz um trecho da letra.

O GLOBO não conseguiu localizar a diretora, que mantém seu perfil fechado liberado apenas para conhecidos nas redes sociais. O “Diário do Rio” teve acesso a um de seus perfis, onde Fernanda se define: ”Sou bagulho doido, trem bala é a bossy”.






Foto: Pixabay

O pedido de recuperação judicial da 123Milhas, apresentado na terça-feira, 29, busca travar o ressarcimento de valores devidos a credores por 180 dias e permitir que a companhia “organize a casa”, diz Renato Scardoa, professor de Direito Comercial e sócio da Scardoa Del Sole Advogados. “A empresa vai ter que separar seus credores em classes e o tratamento entre credores da mesma classe não pode ser desigual. Nesse sentido, há um estímulo a alguma equidade, beneficiando credores menores”, diz. Assim, trata-se de dar tempo à empresa postergando o pagamento de lesados.

“Aparentemente e baseado nas informações que temos até agora, trata-se de um caos decorrente de um movimento empresarial infeliz, um efeito cascata indesejado. O pedido não faz menção sobre contratação de dívidas bancárias ou questões como ‘inconsistências contábeis’”, diz Scardoa, ponderando que a recuperação judicial da 123Milhas seria um tanto quanto diferente de outros grandes casos recentes, como o da Americanas. O advogado também chama a atenção para o fato de não ter sido divulgada uma lista de credores, algo exigido nessa situação.

Também na terça, 29, sócios da 123Milhas faltaram a uma audiência da CPI das Pirâmides Financeiras na Câmara dos Deputados. Os sócios e administradores Ramiro Julio Soares Madureira e Augusto Júlio Soares Madureira, afirmando ter outros compromissos com a Justiça, pediram para remarcar o depoimento.

Radar Econômico – VEJA

quarta-feira, 30 de agosto de 2023



Reprodução


O senador Eduardo Girão (Novo-CE), integrante da oposição na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, defende que o colegiado aprove seu requerimento que solicita acesso ao contrato do Ministério da Justiça com a empresa que faz a gestão do circuito de câmeras do Ministério da Justiça. A movimentação ocorre depois da relevação de que as imagens do sistema de segurança da pasta comandada por Flávio Dino referentes ao dia dos atos de vandalismo em Brasília foram deletadas.

As gravações foram solicitadas por membros da CPMI do 8 de janeiro ao Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, as imagens das laterais, da parte de trás e do lado de dentro do prédio do ministério comandado por Flávio Dino teriam sido apagadas, informou a CNN Brasil. A justificativa da pasta é de que as gravações ficam armazenadas por apenas 15 dias.

“Essa informação [de que as imagens] foram apagadas, ele [Flavio Dino] já tinha há muito tempo e a gente estava sem saber. Isso não está batendo. Não é questão de ser contra governo, mas a população está indignada e a CPMI precisa ter uma posição firme para não ser co-responsável”, completou Girão.

As imagens do Ministério da Justiça são alvo de controvérsia na CPMI há semanas. Dino se negou a entregá-las num primeiro momento, alegando que elas faziam parte da investigação. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes liberou o conteúdo, contudo, respondendo a questionamento do ministro da Justiça.

Desde então, os membros da comissão receberam as imagens captadas por apenas duas câmeras, e seguiam cobrando os registros das outras.

O Antagonista


Reprodução

O desembargador Claudio Santos, do Tribunal de Justiça do RN, indeferiu um pedido de Mandado de Segurança impetrado pela Federação dos Trabalhadores em Administração Pública Municipal do Estado do Rio Grande do Norte (FETAM/RN) com o objetivo de suspender liminarmente a greve dos prefeitos municipais do Estado do Rio Grande do Norte, a ser realizada nesta quarta-feira, 30 de agosto, garantindo assim o funcionamento das instituições municipais.

Em sua análise, o magistrado não vislumbrou, de pronto, violação de direito subjetivo próprio da daquela entidade federativa, que ensejasse o reconhecimento de sua legitimidade para impetrar o Mandado de Segurança.

Além disso, em seu entendimento, a FETAM/RN não se desincumbiu do ônus de apontar qual o direito líquido e certo próprio que teria sido violado em virtude dos decretos municipais publicados, “já que, inclusive, há expressa referência nos referidos atos normativos acerca da manutenção de serviços essenciais, além de que tais atos respaldam a legalidade da ausência dos servidores municipais em seus postos de trabalho no respectivo dia”.

O caso

A FETAM/RN apontou que os prefeitos municipais, por meio da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), aprovaram um movimento paredista para o dia 30/08/2023, paralisando as atividades municipais.

Aduziu que em adesão a esse movimento, os prefeitos publicaram atos administrativos paralisando as atividades municipais no dia 30 de agosto, obrigado os servidores municipais e a população em geral, a compulsoriamente participar da greve dos prefeitos do RN, chamada de “mobiliza já”.

Em suas razões, a Federação dos Trabalhadores alegou que a greve do empregador (lockout) é ato ilegal, contrariando o artigo 17 da Lei de Greve (Lei nº 7.783/89), artigo 722 da CLT e artigo 9º da Constituição Federal.

Acrescentou que “não se trata de um ponto facultativo, mas de paralisação das atividades, “fechamento das unidades”, consistindo em desvio de finalidade do ato administrativo (…) A paralisação está sendo amplamente divulgada nas redes sociais das prefeituras e demais órgãos públicos. Inclusive está afetando as escolas municipais e até serviços essenciais, como a Saúde (…)”.

Com relação a sua legitimidade, enfatizou que é a entidade sindical representativa dos servidores públicos municipais na base territorial do Estado do Rio Grande do Norte, de modo que, na qualidade de substituto processual, é titular do direito de ação na defesa dos direitos e interesses dos servidores municipais vinculados aos Municípios Demandados, conforme determina o artigo 8º, III da Constituição do Brasil.

Ao final, pediu a concessão da segurança, em sede tutela antecipada, para que seja determinado a suspensão da greve dos prefeitos, garantindo assim o funcionamento das instituições municipais. No mérito, requereu a concessão da definitiva da segurança.

Legitimidade

Ao analisar a petição inicial da FETAM/RN, o desembargador Claudio Santos observou a existência de óbice para o conhecimento do pedido, registrando que a Constituição Federal dispõe que são legitimados para a impetração do mandado de segurança aqueles que detêm “direito líquido e certo não amparado por habeas corpus ou habeas data”.

Assim, o desembargador aponta que o Mandado de Segurança pressupõe a existência de direito próprio do impetrante, razão pela qual somente pode socorrer-se dessa ação aquele que é titular de um direito lesado ou ameaçado de lesão por ato ou omissão de autoridade.

Aponta ainda que, conforme dispõe o artigo 21 da Lei 12.016 /2009, a admissibilidade do mandado de segurança coletivo está condicionada à alegação de que direito líquido e certo titularizado pela totalidade ou parcela de seus membros ou associados está sendo violado (ou se encontra ameaçado) por ato comissivo ou omissivo imputável à autoridade apontada como coatora, sendo necessário, ainda, que o objeto da impetração guarde consonância com seu estatuto e pertinência às suas finalidades.

“Destarte, descabe vocacionar a ação mandamental coletiva à proteção de interesses da coletividade em geral, ou ao resguardo da ordem jurídica abstratamente considerada”, afirma o julgador; apontando não ter vislumbrado violação de direito subjetivo próprio da FETAM/RN, que ensejasse o reconhecimento de sua legitimidade para impetrar o Mandado de Segurança.

(Mandado de Segurança Cível nº 0810826-20.2023.8.20.0000)





Foto: Rodrigo Bellizzi/Getty Images/iStockphoto

Os pedidos de seguro-desemprego nos sete primeiros meses de 2023 atingiram o maior nível para esse período desde 2020. Até julho deste ano, foram mais de 2,25 milhões de solicitações.

Os dados foram obtidos pelo R7 através do Painel de Informações do Seguro-Desemprego, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Entre janeiro e julho de 2020, foram feitos aproximadamente 2,29 milhões de pedidos de seguro-desemprego. Vale lembrar que a pandemia de Covid-19 começou em março daquele ano, o que sacrificou muitos empregos em todo o mundo.

O benefício é pago ao trabalhador que é demitido sem justa causa e não tem renda própria. O valor varia de três a cinco parcelas, de R$ 1.320,00 a R$ 2.230,97, dependendo do tempo de trabalho com carteira assinada.

Para o período considerado, o nível de 2023 é 7,5% maior que o do ano passado. Na comparação com 2021 (1,8 milhão de pedidos), a expansão neste ano foi de 22%.

R7

terça-feira, 29 de agosto de 2023




Na manhã desta terça-feira, 29 de agosto, por volta das 7h20, um crime de homicídio foi registrado pela Polícia Militar na comunidade Jardim, localizado na zona rural do município de Dr. Severiano, no Rio Grande do Norte. A vítima foi identificada como Francisco Nunes de Oliveira, um idoso de 72 anos, encontrado sem vida com duas perfurações de faca, uma no abdômen e outra no peito.
De acordo com informações fornecidas pela Polícia local, o suspeito do crime foi identificado como Adriano Alves da Silva, um jovem da região. Ele confessou o homicídio e detalhou o que levou a esse ato brutal. Segundo o relato de Adriano, ele teria se apossado de uma faca na casa de sua mãe e se dirigido ao roçado onde Francisco estava realizando seu trabalho.
No local, Adriano desferiu os golpes fatais contra o idoso. Seu relato ganhou ainda mais intensidade ao mencionar que ele tinha a intenção de degolar a vítima, mas foi interrompido por seu padrasto, que chegou ao local e evitou o prosseguimento do ataque. O motivo apresentado por Adriano para esse ato terrível deixou muito perplexos: ele afirmou estar envolvido em um grupo online cujos membros cometiam assassinatos “por prazer”.
O jovem foi rapidamente detido pela Polícia Militar e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de São Miguel. Lá, ele foi autuado em flagrante pelo crime de homicídio. O caso está sendo tratado com a máxima seriedade pelas autoridades locais, que estão conduzindo uma investigação minuciosa para apurar a veracidade das alegações de Adriano sobre sua ligação com o grupo online que promovia assassinatos por prazer.
A cidade Dr. Severiano está chocada com a brutalidade do crime, as autoridades esperam que a investigação revele mais detalhes sobre as motivações por trás desse crime, trazendo algum conforto para a família da vítima e para a comunidade que foi profundamente afetada por esse incidente trágico. Folha Potiguar






















Foto: Rovena Rosa

O piso da enfermagem ainda depende da aprovação de uma legislação para regulamentar o pagamento tanto no Estado quanto nos municípios. Na última segunda-feira (21), o Ministério da Saúde repassou R$ 41 milhões ao fundo das prefeituras potiguares e R$ 15 milhões para o Governo do Estado, totalizando R$ 56 milhões em transferências.

Apesar do recurso em caixa, o pagamento do piso para os profissionais da enfermagem pública ainda é marcado por algumas incertezas, afirmam gestores. Estado e municípios têm até 23 de setembro (30 dias após o repasse ter sido creditado) para executar os valores.

O Ministério da Saúde estabeleceu um cronograma em que os entes têm até 10 de setembro para contestar os recursos recebidos, caso as prefeituras identifiquem inconsistências. Até 23 de setembro, os gestores precisam de uma regulamentação interna – como aprovação de leis para alteração ou criação de planos de cargos, carreiras e salários da enfermagem – junto às câmaras e Assembleia para aplicar os valores.

Tribuna do Norte


Foto: Reprodução
Descaso com direitos à saúde e assistência. Mais de 7 milhões de pessoas no Brasil estão na fila do INSS à espera de aposentadoria, pensão ou outro tipo de benefício. O tempo médio entre a entrada do pedido e a liberação é de 70 dias, segundo o governo federal, mas em estados como Piauí, Alagoas, Sergipe, Mato Grosso e Tocantins, o tempo de espera supera quatro ou cinco meses.
A decadência do sistema já dura uma década. Em junho de 2013, o tempo médio de espera era de 23 dias. Em junho deste ano, foram liberados cerca de 460 mil benefícios. Especialistas e entidades afirmam que o gargalo está no número reduzido de servidores do INSS.
O governo reconhece o problema e diz que investe em medidas como bônus, fim de perícia e automatização. Em dez anos, o número de servidores caiu de 39 mil para 19 mil. O Ministério da Previdência Social afirmou que a fila é causada pela demanda “significativamente maior” do que a atual capacidade de análise do órgão.

UOL


A influenciadora digital brasiliense Larissa Borges, 33 anos, morreu nesta segunda-feira (28/8), após ficar oito dias internada devido a uma parada cardíaca. Ela estava em viagem a Gramado (RS) e passou mal em 20 agosto.
Depois de passar uma semana em coma, Larissa teve outra parada cardíaca nesta madrugada e não resistiu. Familiares dela comunicaram o falecimento no perfil do Instagram da influenciadora digital.
“Sua partida deixa um vazio em nossos corações”, destacaram. “Eles estão partidos, e a saudade que sentiremos é indescritível.”
Translado
Nas mídias sociais, Larissa divulgava conteúdos sobre educação física e exercícios. Ela compartilhava, também, conteúdos sobre viagens a praias turísticas em cidades como Fernando de Noronha (PE) e Florianópolis (SC).

Após a morte, os parentes de Larissa pedem ajuda financeira para trazer o corpo dela a Brasília. Eles divulgaram o CPF da mãe da influencer, Ângela Borges de Almeida, para recebimento de transferências via Pix.

Metrópoles




Foto: Rennê Carvalho/ABC

A noite fria em Ribeirão Preto (SP) na noite desta segunda-feira teve reflexos na partida também fria entre Botafogo-SP e ABC pela 25ª rodada da Série B. Os times empataram sem gols em um jogo com um primeiro tempo fraco e um segundo tempo movimentado, mas de pouca emoção e cheio de erros. O placar ampliou o jejum de vitórias das duas equipes na competição.

Com mais um empate, o Botafogo-SP chega a sete jogos seguidos sem vencer na Série B. São seis do segundo turno e um da 17ª rodada, em jogo atrasado que aconteceu na última quarta-feira. O Tricolor fecha a 25ª rodada com 34 pontos, na 12ª posição. O ABC segue na lanterna com 15 pontos e não vence há dez partidas.

Na próxima rodada, o Botafogo-SP volta a jogar em casa. No domingo, às 18h, o Tricolor recebe o vice-líder Sport. Já o ABC, que também joga em seus domínios, recebe o Sampaio Corrêa no sábado, às 17h.

ge RN



Foto: Carlos Moura/STF

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta segunda-feira (28) uma lei de Porto Alegre (RS) que instituiu 8 de janeiro como o Dia Municipal do Patriota. Para o ministro, o texto fere os princípios básicos da Constituição. Fux pediu que a decisão seja levada a referendo do plenário da Corte no prazo de 48 horas.

A decisão ocorreu depois que vereadores de Porto Alegre chegaram a um acordo, nesta segunda-feira (28), para revogar a lei. O ministro analisou um pedido feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Segundo o pedido, a lei municipal contraria o Estado democrático de Direito expresso na Constituição Federal, além de ferir o princípio republicano e o da moralidade.

Para a PGR, “em lugar de defender e proteger”, a lei estimula e “promove o ataque e a afronta ao regime democrático”, previsto em artigos da Constituição Federal.

R7

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Foto: Reprodução/Via Certa

A Justiça decretou na tarde desta segunda-feira a prisão preventiva de José Wilson Tenório da Silva, motorista preso em flagrante após, sob efeito de álcool, atropelar e matar Adriel Gomes Teixeira, 44 anos. O crime aconteceu ma rua Conselheiro Tristão, no bairro da Redinha, na zona Norte de Natal.

De acordo com informações da polícia, José Wilson Tenório estava bebendo em uma loja de conveniência e, antes de sair do local, discutiu com Adriel Gomes. Minutos depois, ele retornou e usou o veículo que dirigia para atropelar a vítima, que morreu no local. O carro só parou após colidir com uma motocicleta.

Também segundo informações da polícia, pessoas que estavam o local impediram que ouras pessoas fossem atropeladas e, após isso, tentaram linchar o motorista. A situação foi controlada com a chegada dos policiais. Eles prenderam José Tenório em flagrante e encaminhado à Delegacia de Plantão da zona Norte onde está detido.

Audiência de custódia

Nesta segunda-feira, após passar por audiência de custódia, o juiz Pedro Paulo Falcão Junior decretou a prisão preventiva do motorista. “Analisando o procedimento de prisão em flagrante, observo, de um lado, que houve notícia de prática de infração penal, cuja materialidade e indícios de autoria, segundo um juízo de cognição sumária, ficaram demonstrados e, de outro, que a situação de flagrância restou caracterizada (art. 302 do CPP)”, disse o juiz, na decisão.

E acrescentou: “No caso em tela, diante da gravidade do crime, que foi cometido com violência, pode-se indicar que, a sua soltura implicará em malferimento da ordem pública, bem como caso fosse posto em liberdade, o autuado poderia encontrar os mesmos estímulos delituosos”.

Por fim, o juiz entendeu que mesmo o fato de ser réu primário, o emprego e o local fixo de residência não eram suficientes para afastar a necessidade de prisão preventiva. “Posto isso e sem mais delongas, com base nos arts. 312 e 313, ambos do CPP, decreto a prisão preventiva do autuado José Wilson Tenório da SIlva”, decidiu.

Com a decisão, o motorista ficará preso por até 180 dias, prazo que poderá ser ampliado caso haja pedido de prorrogação da prisão preventiva. Ele deverá ser denunciado e, caso a denuncia seja aceita, se tornará réu em processo judicial pelo crime de atropelamento seguido de morte, sob ingestão de bebida alcóolica.

Novo Notícias



Foto: Reprodução/ Twitter/X @IpanguacuDe

Uma loja de móveis e eletrodomésticos ficou destruída após pegar fogo na tarde de sábado (26) no município de Governador Dix-Sept Rosado, na Região Oeste do Rio Grande do Norte. O fogo só foi completamente controlado após três horas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 15h30. O estabelecimento fica no Centro da cidade e apenas o proprietário estava no local.Ninguém ficou ferido.

O Corpo de Bombeiros precisou utilizar um caminhão auto bomba tanque no combate às chamas e ainda contou com o auxílio de um caminhão-pipa na operação.

Segundo testemunhas, o incêndio começou logo após uma queda de energia no estabelecimento. A loja também comercializava colchões, o que pode ter contribuído para o fogo se espalhar mais rápido.

Fonte: g1 RN




Uma mulher de 26 anos, foi vítima de tentativa de feminicídio na noite deste domingo (27), em Mossoró. O caso aconteceu no bairro Costa e Silva, no município do Oeste potiguar.
De acordo com informações repassadas pela própria vítima aos policiais militares que atenderam a ocorrência, ela estava com o companheiro próximo a uma parada de ônibus no bairro. Em determinado momento, eles acabaram se desentendendo e o homem sacou uma arma e atirou contra a mulher.



A vítima foi alvejada com dois tiros. Um deles no ombro da mulher e outro nas costas, chegando a atingir o pulmão.

Após os disparos, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi deslocada até o local e conduziu a vitima até o Hospital Tarcísio Maia. Segundo os profissionais que fizeram o transporte da paciente, a mulher foi entregue aos médicos de plantão, consciente e orientada, sem risco de morte.

Depois do crime, o agressor fugiu do local. A Polícia Civil deve instaurar um inquérito para investigar a tentativa de feminicídio.





Foto: Igo Estrela/Metrópoles
Sob a gestão do presidente Lula (PT), a Controladoria-Geral da União (CGU) recebeu 4.162 denúncias e reclamações de assédio sexual e moral em órgãos do governo federal, do dia 1º de janeiro até a última sexta-feira (25/8). O número é um recorde da série histórica da CGU, que registra esses dados desde 2017.
Em comparação com o mesmo período do ano passado, a quantidade é quase o dobro do que foi registrado no mesmo período do ano passado, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A quantia equivale a cerca de 17 queixas por dia. A maior parte das denúncias são anônimas, o que pode dificultar a apuração por impedir que o servidor que analisa o caso fale com o denunciante caso haja necessidade de complementar informações. Quando assim ocorre, o cidadão não consegue acompanhar a tramitação, tampouco recebe uma resposta do órgão.
Do total de registros, 3.001 foram respondidos, 397 ainda estão em análise e 764 foram arquivados. O tempo médio de resposta está sendo de 16 dias.
A maior parte dos casos é de assédio moral, com 2.829 ocorrência, enquanto o de assédio sexual possui 569. De janeiro a maio, houve um aumento de denúncias, com um pico de casos naquele mês, e de lá para cá a quantia tem caído.
Metrópoles



Foto: Reprodução/Ilustrativa
O BLOGDOBG foi procurado por um leitor para revelar mais um assalto em Natal.
Desta vez, clientes do tradicional restaurante Piazza Dei Fiori, na Praça das Flores, em Petrópolis, foram assaltados na noite deste domingo (27).
Segundo o relato, seis clientes estavam jantando na parte externa do restaurante, quando foram abordados por um criminoso. Já os clientes do espaço interno, por volta de 10 pessoas incluindo uma criança, perceberam a ação criminosa exaltada do bandido e correram todos para o fundo do estabelecimento e se trancaram na cozinha.
Na incerteza se também seriam abordados lá dentro, tiveram que aguardar alguns minutos até que um funcionário informou que o local estava seguro.
“Mais uma noite de terror e insegurança em Petrópolis”, lamentou o leitor.



Foto: Reprodução/PMGO
Um homem, de 38 anos, foi preso após vender os móveis da casa de um amigo para comprar drogas, em Jataí, na região sudoeste goiano. Segundo informações da Polícia Militar, a vítima estava viajando e, quando chegou, encontrou o imóvel vazio.
O caso aconteceu na última quarta-feira (23/8). Aos militares, o suspeito confessou que vendeu os móveis, eletrodomésticos e objetos pessoais do amigo para comprar entorpecentes e informou os nomes dos receptadores. O homem estaria na casa do amigo para dividirem as despesas.
No local indicado pelo homem, a polícia encontrou outras duas pessoas que confirmaram a compra dos objetos furtados. Eles foram encaminhados para a delegacia da cidade e devem responder pelo crime de receptação. Os móveis e eletrodomésticos foram recuperados.
No entanto, de acordo com a polícia, um notebook, quatro relógios e algumas joias não foram localizados. A Polícia Civil de Jataí vai investigar o caso.

Metrópoles



Foto: Divulgação

Chegar a uma farmácia, pedir um medicamento pelo nome do princípio ativo — por exemplo, losartana, metformina ou sinvastatina — e optar pelo mais barato faz parte da rotina de milhões de brasileiros. Poucas são as pessoas que compram sempre o mesmo. Mas a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) afirma que não se deve trocar o fabricante de medicamentos genéricos e similares durante tratamentos.

Para entender por que a agência reguladora de medicamentos do Brasil dá essa orientação, primeiro, é preciso saber como funciona o processo de aprovação de genéricos e similares.

Boa parte dos medicamentos mais consumidos no país já tem a patente expirada, o que significa que um ou mais laboratórios podem produzi-los sob forma de genérico ou similar.

Para aprovar um medicamento novo (referência), o desenvolvedor precisa seguir um longo e custoso roteiro de estudos clínicos que comprovem a segurança e a eficácia daquele fármaco. Os resultados são submetidos à Anvisa, que defere o registro.



Saiba mais detalhes AQUI.

R7

domingo, 27 de agosto de 2023







O cantor Júnior Bahia teve todos seus instrumentos musicais roubados na madrugada deste domingo (27) em Natal.

Segundo o próprio artista relatou ao BLOGDOBG, a ‘carrocinha’ na qual ele transporta os instrumentos foi roubada, entre 4h e 5h da manhã, em frente ao Olimpo, localizado no prolongamento da Av. Prudente de Morais

sábado, 26 de agosto de 2023



Foto: cedida
Um carro de coleta de lixo ficou preso em um buraco depois que parte da rua Gutemberg Freire afundou, no bairro Nordeste, zona Oeste de Natal, na noite de sexta-feira (250.
Segundo moradores da via, obras são realizadas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) na região e o chão teria cedido em uma área que teria sido calçada durante o dia.
A companhia de coleta de lixo do município, Urbana, informou que o carro foi retirado do local ainda à noite e que a coleta foi realizada na região.
Em nota, a Caern informou que está fazendo troca de tubulação de água na rua Gutemberg Freire
Uma equipe da companhia foi ao local neste sábado (26) para fazer a manutenção no trecho onde o buraco se abriu. Para isso, a empresa suspendeu o abastecimento de água para a rua.
A previsão é de que o serviço seja concluído até o fim da tarde deste sábado (26), segundo a estatal.

g1-RN



Foto: Reprodução

Um alarme falso de “sequestro” em um voo da Azul fez com que o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, ficasse fechado para pousos e decolagens por uma hora, na noite desta sexta-feira (25). Mais de 20 voos foram afetados.

O voo em questão viajava de Recife para São Paulo. A Polícia Federal (PF) disse que recebeu um “alerta de apoderamento ilícito de aeronave” às 20h52. Antigamente, esse tipo de ocorrência era enquadrado como um possível sequestro.

A TV Globo apurou que o comandante do avião teria acionado a torre de controle do aeroporto de forma indevida, o que levou à execução de um protocolo de segurança. Esse tipo de acionamento é feito por meio de um código e não por voz.

Segundo a PF, a aeronave pousou no Aeroporto de Congonhas e foi encaminhada para uma pista auxiliar, onde ficou aguardando por orientações. Um grupo de gerenciamento de crise foi acionado. O avião passou por uma inspeção antes de o desembarque ser autorizado.

g1

Foto: reprodução
A Justiça de Mato Grosso liberou duas vezes em menos de trinta dias o traficante Delemberg de Souza, detido em posse de 1,3 tonelada de cocaína na área de Sapezal, a cerca de 569 km de Cuiabá. Essa prisão foi efetuada pelas forças de segurança, incluindo o Gefron (Grupo Especial de Fronteira) e a Polícia Federal, que trabalham no combate ao tráfico de drogas e armas ao longo da fronteira entre Mato Grosso e a Bolívia.
De acordo com informações obtidas pela reportagem, a defesa alegou em ambas as ocasiões que o criminoso havia sido submetido a tortura por agentes de segurança, resultando na concessão de liberdade provisória. No primeiro episódio, em 17 de julho de 2023, Delemberg foi detido em Campos de Júlio com cerca de 871 kg de cloridrato e pasta base de cocaína.
A segunda detenção ocorreu em 18 de agosto de 2023, em Sapezal, onde foram apreendidos 450 kg de cloridrato de cocaína com o acusado. Nessa ocasião, o juiz substituto Arthur Albuquerque ordenou sua soltura com a condição do uso de tornozeleira eletrônica. O magistrado alegou que “não foram observadas as garantias processuais e constitucionais, conforme se observa dos depoimentos prestados pelos custodiados na presente audiência, especialmente diante das agressões supostamente perpetradas pelos policiais que realizaram a abordagem”.
A decisão para a liberação do detido ocorreu antes mesmo da apresentação de um laudo de exame de corpo de delito. A ação policial deixou uma sensação de frustração entre os agentes que atuaram na prisão de Delemberg, já que mesmo com evidências concretas obtidas durante a captura, o criminoso reincidente que trafica grandes quantidades de drogas na área fronteiriça não permanece detido.

Com informações de Ponto & Vírgula Notícias e Band

Imagem: reprodução
Um homem tem aplicado golpes em idosos se passando por entregador de uma grande empresa de chocolates em Natal. Nesta sexta-feira (25), as vítimas sofreram um prejuízo de R$ 46 mil.
Imagens do circuito de segurança do prédio das vítimas registraram o momento em que o indivíduo agia na tarde de hoje.
O golpe se dá da seguinte forma, segundo relato de um familiar da vítima:
A vítima, prestes a aniversariar, recebe uma mensagem supostamente de uma grande empresa de chocolates, informando sobre a entrega de uma cesta de chocolates que alguém havia comprado para presenteá-la.
Minutos depois chega um ‘entregador’ e informa que para a cesta ser entregue é preciso pagar uma taxa, uma vez que a pessoa que teria presenteado havia esquecido de pagar. Além disso, é informado que o pagamento não poderia ser feito em espécie, somente em cartão.
Especificamente no caso ocorrido na tarde desta sexta-feira (29), o entregador disse à vítima que o cartão dela não havia sido aprovado na primeira tentativa de pagamento. A vítima então passou um segundo cartão, também não aprovado, segundo o ‘entregador’.
Em seguida, o golpista informou que iria até a loja pedir autorização para receber o valor em espécie e voltaria para entregar a tal cesta, mas sumiu.
Ao retornar para casa, a vítima percebeu mensagens no celular, enviadas pelos bancos dos cartões utilizados mencionando compras realizadas com valores totais de R$ 46 mil e os respectivos bloqueios dos cartões.
A família registrou Boletim de Ocorrência.


Na manhã deste sábado (26), um motorista morreu após capotar o veículo na BR-226, no trecho entre as cidades de São Vicente e Currais Novos.
Foram realizados os primeiros socorros mas ele não resistiu e faleceu no local do acidente.
O veículo ficou atravessado na pista interrompendo momentaneamente o trânsito nos dois sentidos da rodovia.
A rodovia não está em condições ideais, nas imagens é possível perceber diversos buracos na pista.

 

A mulher que foi atropelada no último domingo (20) enquanto caminhava e beijava o marido na calçada na Zona Sul de São Paulo teve alta do hospital e se recupera em casa. O marido dela, no entanto, não resistiu aos ferimentos. O motorista estava alcoolizado e foi encontrado pela polícia ainda dentro do carro. Ele foi preso em flagrante, mas conseguiu liberdade provisória.

O casal Jonatan Ribeiro e Cristiane Mendes aproveitava o dia de folga para caminhar com o cachorro de estimação pelo bairro. Uma câmera de segurança registrou quando os dois passavam perto de um posto de combustíveis e não viram quando um carro invadiu a calçada. O animal não foi atingido.

Não conhecíamos este homem. Sempre fomos de paz e, infelizmente, ele tirou a vida do meu marido. E está solto. Única coisa que quero é justiça”, disse ao g1. Cristiane teve ferimentos nos braços e nas pernas.

Eles saíram pra passear porque eles trabalhavam de domingo a domingo. No domingo de folga dos dois, saíram mais cedo de casa pra passear. Nem tinham o costume de sair naquele horário”, lamenta a irmã de Jonatan, Amanda Ribeiro.

Policiais militares atenderam a ocorrência na Avenida Comendador Sant’Anna, no Capão Redondo, e verificaram que o suspeito, Gabriel Souza Pereira, de 30 anos, estava dentro do carro. Ele alegou não se lembrar do que havia ocorrido. Antes da polícia chegar, frentistas do posto tentaram retirar o condutor do veículo.

Motorista estava alcoolizado

O motorista foi submetido ao teste do bafômetro, que apontou positivo para dosagem alcoólica. Os frentistas do posto tentaram tirar Gabriel de dentro do carro.

“As pessoas queriam bater nele e tudo, mas ninguém chegou a bater. Não mostrou arrependimento nem nada. Tinha sinais de estar embriagado e drogado”, afirma Amanda.

Jonatan, de 31 anos, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital Municipal do M’Boi Mirim. Cristiane Mendes, de 26 anos, foi levada ao Hospital Municipal do Campo Limpo.

O caso foi registrado como homicídio culposo (sem intenção de matar) na direção de veículo e lesão corporal culposa na direção de veículo pelo 47º Distrito Policial (Capão Redondo). Cristiane teve alta do hospital no mesmo dia.

Motorista solto

motorista passou por audiência de custódia e conseguiu o alvará de soltura com liberdade provisória.

Ele terá que cumprir obrigações como comparecimento bimestral em juízo, obrigação de manter o endereço atualizado, proibição de ausentar-se da comarca de residência por mais de oito dias sem prévia comunicação ao juízo e proibição de “frequentar bares, boates, prostíbulos e afins”.

O g1 tentou contato com a defesa do rapaz, mas não houve retorno até a última atualização desta reportagem.

O juiz considerou para o alvará de soltura que nada consta nos “autos acerca da dinâmica dos fatos”, entre outros pontos:

“Sequer consta se havia um segundo veículo envolvido, ou se as vítimas ocupavam o mesmo veículo que o autuado”;

“Embora se presuma que o autuado estava na condução do veículo, por ter sido preso em flagrante, tal informação também não consta dos autos, tendo sido apenas informado que o autuado estava ‘dentro’ do automóvel;

“Em razão da alegada embriaguez, verifico que o etilômetro resultou 0,14mg de álcool por litro de ar alveolar, abaixo portanto do limite previsto no artigo 306, § 1º, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro”;

“E embora seja certo que a embriaguez possa ser também comprovada por sinais que indiquem a alteração da capacidade”;

“Verifico que no depoimento dos Policiais Militares que atenderam à ocorrência nada constou acerca do estado do autuado”;

“Em suma, os fatos precisam ser melhor esclarecidos”.

Por G1


sexta-feira, 25 de agosto de 2023


Divulgação
Se notar seu animal sem apetite, com apatia, perda de peso e inchaço na face ou nas pernas (edema), fique atento, esses podem ser sinais de que ele tem um linfoma.
Também chamado de linfosarcoma, o câncer no sistema linfático tem causa provável pelo contato com substâncias químicas, alimentação inadequada e deficiências autoimunes são exemplos de causas.
Natal já conta com o melhor tratamento para esses casos com a Oncopety, que segue protocolos com uma única ou múltiplas drogas, dentre elas: Vincristina, Ciclofosfamida, Doxorrubicina e Clorambucil.
Veterinários e clínicas podem adquirir esses quimioterápicos tratados e aprovados entrando em contato pelo Instagram @oncopety ou pelo WhatsApp (84) 98114-1392.


O volume de vendas e distribuição de combustíveis no Rio Grande do Norte atingiu, em julho, o menor montante já faturado pelas empresas do setor dos últimos 12 meses. A atividade movimentou um total de R$ 1,47 bilhão no sétimo mês do ano. Esse faturamento equivale a uma queda de 23,6%, em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram negociados em torno de R$ 1,92 bilhão com os produtos. Já o comércio varejista foi o que teve o maior volume faturado no período, mais de R$ 3,39 bilhões.
Isso é o que mostra a 45ª edição do Boletim Mensal da Fazenda Estadual, publicação elaborada mensalmente pela Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Norte (Sefaz-RN). O informativo foi divulgado nesta quarta-feira (23) E aponta que o total de vendas no estado em julho chegou a um volume de R$ 11,7 bilhões, como resultado da realização de mais de 39 milhões de operações (a maior quantidade de 2023), o que equivale ao aumento de 8,5% no comparativo com a movimentação de igual mês de 2022.
O baixo desempenho na comercialização de combustíveis no estado sendo verificado desde o início deste ano. As vendas registraram sucessivas quedas desde janeiro, chegando a um patamar abaixo dos 50 milhões diários em julho, com um total de R$ 47,5 milhões faturados por dia, o menor valor do ano. Até dezembro, a movimentação diária do setor girava na faixa dos R$ 60 milhões.
A indústria potiguar também apresentou redução: 8,6%, comparando-se com o mesmo mês de 2022. O volume movimentado no sétimo mês de 2023 foi de R$ 1,73 bilhão. O comércio varejista, entretanto, segue em alta e cresceu 9,3% em julho. Foram R$ 3,39 bilhões gerados com as vendas do mês. O quantitativo de operações no varejo teve um aumento de 4,67% em julho em relação ao mês anterior. O setor chegou a realizar 33,6 milhões de transações comerciais no período.
O setor atacadista do RN cresceu 11,5% em julho no comparativo com igual mês do ano passado, com um volume de R$ 2,29 bilhões faturados pelas empresas do atacado. Já o volume comercializado pelo segmento de bares e restaurantes chegou a mais de R$ 217 milhões em julho. Alta de 7,7% em relação ao mesmo mês de 2022.




















Foto: Wellington Hanna/TV Globo.
A Polícia Federal avançou na análise de dados dos celulares apreendidos com o entorno do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Investigadores relataram ao blog que, a partir de agora, vão direcionar o foco em dispositivos de duas figuras do círculo íntimo de Bolsonaro: o advogado Frederick Wassef e Jair Renan, filho caçula do ex-presidente.
A avaliação é que os celulares de Wassef e Jair Renan podem ampliar e dar novos rumos às investigações que já são conduzidas pela PF.
Advogado da família Bolsonaro, Frederick Wassef foi alvo de busca e apreensão na última semana. Ele é investigado por suposta participação no esquema de venda e recompra de relógios recebidos por Bolsonaro em viagens oficiais pela Presidência.
Quatro aparelhos celulares foram apreendidos com Wassef. Um dos dispositivos era utilizado exclusivamente pelo advogado para conversar com Jair Bolsonaro.
Segundo investigadores ouvidos pelo blog, a perícia nos celulares de Frederick Wassef já começou, mas o volume de dados ainda é um desafio. O material soma mais de 1 terabyte — unidade de armazenamento de dados digitais, equivalente a 1024 gigabytes.
Confira mais detalhes na matéria do Blog de Ana Flor, G1.




Foto: Reprodução/Ilustrativa
Um vigilante foi morto a tiros enquanto trabalhava em uma pastelaria na noite desta quinta-feira (24), nas proximidades da escola Djalma Maranhão, no Bairro de Felipe Camarão, na zona Oeste de Natal.
De acordo com informações preliminares, o homem que foi identificado apenas como “Gilson”, estaria trabalhando na lanchonete “Pastel Delícia”, quando foi abordado por criminosos que efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra ele. A vítima ainda tentou correr para fugir, no entanto, caiu sem vida no meio da rua. A Polícia Militar ainda não tem informações sobre qual seria a motivação para o assassinato.
Após executarem o vigilante, os criminosos fugiram com destino ignorado. A Polícia Militar do 9º Batalhão, foi acionada realizou buscas pela região, mas nenhum suspeito foi encontrado.
Com informações de Icém Caraúbas

quinta-feira, 24 de agosto de 2023



A aeronave que levou o Palmeiras à cidade de Pereira, na Colômbia, para o confronto da última quarta-feira (23), apresentou um problema técnico no sistema de segurança, o que atrasou o retorno da delegação ao Brasil.
Os atletas passaram a noite em um hotel, em Pereira. O Palmeiras ainda não informou o horário de retorno da delegação ao Brasil. A aeronave, adquirida pela presidente Leila Pereira, foi utilizada pela primeira vez pelo clube no último dia 4 de agosto, na ida ao Rio de Janeiro para a partida contra o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro.
Desde então, o avião foi utilizado nos deslocamentos para os compromissos diante do Cuiabá, no Mato Grosso, e diante do Deportivo Pereira, na Colômbia.
Na noite da última quarta-feira (23), o Palmeiras goleou o Deportivo Pereira por 4 a 0 e encaminhou a classificação à semifinal da CONMEBOL Libertadores. O próximo desafio do Verdão será neste domingo (27), às 18h30, diante do Vasco, no Allianz Parque.
As informações são da ESPN.




Um homem morreu vítima de afogamento na manhã desta quinta-feira 24, na Praia de Ponta Negra, em Natal. A vítima foi identificada como Liedson André da Silva, de 42 anos, que, segundo testemunhas, era um pescador experiente. O incidente ocorreu por volta das 9h50, próximo ao Morro do Careca.
Testemunhas no local relataram a rápida ação do afogamento e prontamente acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). As equipes de socorro chegaram ao local e tentaram reanimar a vítima. Apesar de todos os esforços, Liedson André da Silva não resistiu.
O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep)confirmou que a causa da morte foi afogamento, de acordo com os peritos que atenderam à ocorrência. O corpo da vítima foi removido do local e transportado para o Itep, onde serão realizados os procedimentos necessários.




 identificado como Francisco Apolônio da Silva e a esposa dele morreram após um acidente, na BR-304, em Mossoró. De acordo com informações da PM, o acidente fatal aconteceu por volta das 06h30 da manhã desta quinta-feira (24).
Segundo informações de populares, o carro envolvido no acidente é de uma empresa privada. O veículo teria parado na faixa de pedestre, porém, o condutor da motocicleta não conseguiu agir rapidamente e acabou colidindo. As vítimas morreram no local.
O condutor do carro permaneceu no local do acidente. Ele foi submetido ao teste do bafômetro que deu negativo. O trecho da BR-304 foi bloqueado. Policiais Rodoviários Federais foram acionados para fazer o controle do trânsito no local.



Foto: Reprodução

Um paciente no hospital Walfredo Gurgel está sendo submetido a seguinte situação: para ter sua perna suspensa foi necessário utilizar uma atadura amarrada em um tambor de 5 litros com água.

A imagem choca pela estrutura precária no serviço de saúde pública.





Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O Senado aprovou nesta quarta-feira (23) a medida provisória (MP) que reajusta em 9% o salário dos servidores públicos federais, dos aposentados e dos pensionistas. O aumento também vale para cargos em comissão, funções de confiança e funções comissionadas. A medida já tinha sido aprovada pela Câmara dos Deputados e, agora, com o aval dos senadores vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Por se tratar de uma medida provisória, a regra está em vigor desde que foi editada pelo governo, em 1º de maio. No entanto, precisava passar pelo Congresso até a próxima sexta-feira (25) para se tornar permanente.

Pela MP, o auxílio-alimentação também teve aumento (43%) e passou de R$ 458 para R$ 658 mensais. O valor do reajuste saiu depois de um acordo entre o governo e mais de cem entidades representativas dos servidores na mesa de negociação permanente, que estava suspensa desde 2016.

R7

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Reprodução


Por 379 votos a 64, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22), de forma definitiva, o novo arcabouço fiscal. Com a conclusão da votação, o texto vai para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) porque já passou pelo Senado.

Assim que for sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o novo marco fiscal extinguirá o teto federal de gastos que vigorava desde 2016.

O fim do teto estava previsto pela Emenda Constitucional da Transição, aprovada no fim do ano passado, mas dependia da aprovação do arcabouço fiscal para entrar em vigor.

Confira como votaram os deputados do RN:

Benes Leocádio (União Brasil): Ausente

Fernando Mineiro (PT): Sim

General Girão (PL): Sim

João Maia (PL): Sim

Natália Bonavides (PT): Sim

Paulinho Freire (União Brasil): Sim

Robinson Faria (PL): Sim

Sargento Gonçalves (PL): Não

O único voto que causou surpresa foi o do deputado federal General Girão (PL), que na primeira votação na Câmara havia votado contra e agora foi a favor.

Portal 98FM


O Banco do Brasil voltou a suspender a concessão de empréstimos consignados para os servidores públicos estaduais do Rio Grande do Norte, de acordo com informações confirmadas pela direção do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte (SINSP). A suspensão foi comunicada pela instituição bancária nesta terça-feira (22).
Segundo o SINSP, a decisão do Banco do Brasil de suspender os empréstimos consignados ocorre em um momento em que a necessidade de apoio financeiro é especialmente crucial para muitos trabalhadores.
A última interrupção do serviço aconteceu em julho passado. À época, o secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, responsabilizou o Banco do Brasil pelo bloqueio, citando um pedido do Estado para alterar a data de débito dos empréstimos.
Segundo a presidente do SINSP, Janeayre Souto, reforça que qualquer servidor público que procurar o Banco do Brasil ou um correspondente bancário será informado de que o serviço de empréstimo consignado não está disponível.
“Será que o governo pediu para trocar a data de débito novamente ou a história não era bem assim? Sendo uma coisa ou outra, o que importa de verdade é que mais uma vez os servidores são penalizados sem poder ter acesso a novos créditos, e sem poder saber a sua margem junto ao baco. A sociedade não pode observar isso com normalidade”, afirmou a presidenta Janeayre Souto.

Dois adolescentes foram apreendidos após espancarem e deixarem uma criança de seis anos cega de um olho no município de Ruy Barbosa, a 94 quilômetros de Natal (RN). A apreensão foi feita pela 34ª Delegacia de Polícia Civil (DP de São Tomé), em conjunto com equipe da 1ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de São Paulo do Potengi, na manhã desta quarta-feira (23).

De acordo com o delegado Rafael Câmara, de São Paulo do Potengi, os adolescentes são investigados por atro infracional análogo ao crime de lesão corporal gravíssima. “A criança de seis anos foi espancada e chegou a ser atendida emergencialmente e levada a Natal para o Hospital Walfredo Gurgel, mas acabou perdendo a visão total do olho direito em decorrência da agressão”, explicou Câmara.

O fato ocorreu no dia 24 de julho. A polícia informou também que os adolescentes têm 15 anos e que a criança estava brincando no momento da agressão. Os adolescentes foram encaminhados ao sistema socioeducativo, onde permanecerão à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Ponta Negra News



Acidentes em sequência provocaram um congestionamento quilométrico na BR-101, sentido Parnamirim/Natal, na manhã desta segunda-feira (21).

Pelo menos cinco carros se envolveram em batidas, nas proximidades do viaduto de Ponta Negra.

O trajeto congestionado é de, pelo menos, 3 quilômetros. Iniciado no pórtico dos Reis Magos e terminando no local do acidente.




A vereadora Monica Benício (PSol-RJ), viúva de Marielle Franco, registrou nesta terça-feira (22) uma queixa-crime após receber uma ameaça de “estupro corretivo”, caso ela, assumidamente homossexual, não mude sua orientação sexual.
Ela diz que foi chamada de “aberração” pelo agressor. Segundo a vereadora, a ameaça foi feita por e-mail e já existe um suspeito do crime. Monica explicou que essa realidade tem sido a de muitas lésbicas.
“Estupro corretivo é infelizmente uma realidade para nós mulheres lésbicas, numa sociedade que acha que o corpo da mulher deve ser exclusivamente posse de um homem, quando isso foge a essa norma, isso é tido como uma aberração”, disse à Agência Brasil.
No Rio de Janeiro, a vereadora apresentou o caso na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). Ela usou as redes sociais para protestar contra o ataque recebido.
“Uma das maiores violências que poderia receber, justamente no mês da visibilidade lésbica. É nojento demais, cansativo demais. Amanhã irei prestar queixa, e vou seguir defendendo os direitos de mulheres e de pessoas LGBTs. Não serei calada por nenhum terrorista incel e covarde”, disse a parlamentar em sua conta no X (antigo Twitter).

Metropoles

Foto: Agência Brasil/arquivo
A Polícia Federal abriu inquérito nesta terça-feira (22) para investigar as causas do apagão de energia elétrica que atingiu 25 estados e o Distrito Federal, na semana passada. A investigação seguirá em sigilo e vai apurar os crimes de sabotagem e atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública.
A PF atendeu a um pedido feito pelos ministérios da Justiça e de Minas e Energia. A investigação ficará a cargo da Diretoria de Inteligência Policial da PF (DIP), em Brasília.
A partir do inquérito, a polícia poderá ouvir pessoas do setor elétrico e do governo. Uma sobrecarga em linha operacionalizada pela Eletrobras, no Ceará, foi identificada como um dos motivos para o apagão.
Entre as hipóteses, há desde a possibilidade de uma falha técnica à ação humana, incluindo a modalidade dolosa, quando há intenção de cometer o crime.
De acordo com o governo federal, o ocorrido foi “extremamente raro”. A falha no Sistema Interligado Nacional foi registrada por volta de 8h30. Foi um fato que causou interrupção nas regiões Norte e Nordeste.
O apagão se espalhou pelo país devido a uma ação preventiva de proteção do sistema, em que o Operador Nacional do Sistema (ONS) minimizou a carga das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, para que não houvesse a interrupção total dessas regiões.
O apagão prejudicou cerca de 29 milhões de residências e estabelecimentos comerciais. Em alguns lugares, a falta de luz durou dez minutos, em outros, mais de seis horas.
CNN Brasil, Basília Rodrigues


Foto: Reprodução/Febraban
Um total de 238 chaves Pix de clientes da Phi Pagamentos (Phi Serviços de Pagamentos S.A.) vazaram nesta terça-feira (22.ago.2023), informou o BC (Banco Central). O problema se deu por falhas pontuais em sistemas da instituição de pagamento. Esse foi o 5º vazamento de dados desde o lançamento do sistema instantâneo de pagamentos, em novembro de 2020.
A autarquia afirmou que os mecanismos de segurança e de monitoramento do Pix minimizaram a extensão dos dados cadastrais vazados, limitando a exposição a 238 chaves Pix ou menos de 0,00004% das mais de 630 milhões de chaves cadastradas no (DICT) Diretório de Identificadores de Contas Transacionais.
A exposição, informou o BC, se deu em dados cadastrais, que não afetam a movimentação de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos.

Poder360



Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados concluiu, nesta terça-feira (22), a aprovação do novo marco fiscal, que substituirá o teto de gastos como regra de contenção de despesas do governo federal. A matéria vai à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Veja como votaram os deputados federais do RN:Benes Leocádio (União-RN) – ausente
Fernando Mineiro (PT-RN) – votou Sim
General Girão (PL-RN) – votou Sim
João Maia (PL-RN) – votou Sim
Natália Bonavides (PT-RN) – votou Sim
Paulinho Freire (União-RN) – votou Sim
Robinson Faria (PL-RN) – votou Sim
Sgt. Gonçalves (PL-RN) – votou Não

SAIBA MAIS: Câmara aprova texto-base do arcabouço fiscal sem emenda que permite despesas extras em 2024



Foto: Apib/Divulgação
O projeto do marco temporal das terras indígenas deve ser votado nesta quarta-feira (23) na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado. Existe um acordo de líderes para isso, mas o governo tenta frear o andamento da matéria. Uma audiência pública com representantes dos povos originários vai ser realizada antes da votação e a avaliação de parlamentares contrários à proposta é é de que o debate pode trazer elementos para arrastar a discussão.
O marco temporal cria a tese jurídica de que os povos indígenas têm direito a terras que ocupavam ou já disputavam na data de promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988. O tema é controverso e a bancada ambientalista teme perda de direitos fundamentais dos povos originários.

R7





Foto: Reprodução

As duas diárias do presidente Lula e da primeira-dama Janja renderam ao menos R$200 mil ao luxuoso hotel The Leonardo, que hospedou o casal na África do Sul por conta de quem paga impostos, segundo o Portal da Transparência.
Só a hospedagem custou R$158,8 mil, mais de 120 vezes o valor do salário-mínimo brasileiro. Foram dois pagamentos realizados pelo governo brasileiro para suas excelências desfrutarem as duas noites de luxo: R$80.078,18 e R$ 78.725,50. Fora os extras, claro.
Lula e cia. já torraram mais de R$25 milhões em viagens internacionais em apenas 8 meses de governo, sem contar o custo do avião.
Lula desembolsou R$6,6 mil para alugar sala para a assessoria de imprensa. E mais R$27,7 mil para “equipar” o ambiente.
A comitiva de Lula quis outra sala de reunião, além da designada aos jornalistas. O hotel cobrou mais R$6,7 mil dos contribuintes brasileiros.
O hotel tem 232 apartamentos, 8 suítes na cobertura, quartos com diária de R$21,1 mil; piscina no 7º andar, SPA e muitos outros luxos.
Diário do Poder

terça-feira, 22 de agosto de 2023


Foto: Emerson Medeiros/Inter TV Cabugi.
Um acidente envolvendo um carro e uma moto deixou uma pessoa ferida e causou congestionamento no cruzamento das avenidas Prudente de Morais e Nascimento de Castro na manhã desta terça-feira (22).
De acordo com a motorista do veículo, após frear no semáforo ela sentiu o impacto da motocicleta atrás do carro. A moto foi parar embaixo do veículo e o piloto ficou no chão aguardando socorro.
O caso aconteceu por volta das 7h10 na Avenida Prudente de Morais, no sentido à Arena das Dunas.
Três agentes de trânsito foram enviados ao local do acidente para orientar o trânsito. O congestionamento chegou a atingir a avenida Nevaldo Rocha.
Após aguardar quase 50 minutos pelo socorro, o piloto da motocicleta foi atendido por uma ambulância do Corpo de Bombeiros.
G1 RN.


Foto: GETTY IMAGES
Sabe quando os pais estão ocupados e a forma mais fácil de entreter um bebê é através da tela de um smartphone? A técnica pode até funcionar na hora, mas provavelmente vai trazer consequências para o futuro.
Segundo um estudo, crianças de 1 ano expostas a mais de 4h de tempo de tela por dia experimentaram atrasos no desenvolvimento de habilidades de comunicação e resolução de problemas aos 2 e 4 anos.
Além desses atrasos no desenvolvimento, os “crescidos com iPad” também tiveram dificuldades motoras e sociais, se comparados aos que não tiveram tanto tempo exposto às telas.
Por que isso aconteceu? De acordo com o estudo, a interação face a face entre pais e filhos é crucial para passar aos bebês um rico conjunto de informações, incluindo expressões faciais, palavras e tom de voz.
Como esse tipo de conexão só funciona pessoalmente, as crianças que passam muito tempo no smartphone perdem esse contato.

The News

https://www.toprevenuegate.com/nbup2icygm?key=99585b38128d49ec0d2be2e1e892bfe7

A sua rádio

Pessoas online

Pesquisar este blog

Credits

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Ariaman Viagens

Ariaman Viagens

Escute a sua rádio aqui Afonso Bezerra

Escute a sua rádio aqui Afonso Bezerra
google.com, pub-6626472047806976, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Blog Archive