domingo, 31 de dezembro de 2023


Foto: cedida ao g1-RN/reprodução

A servidora da Universidade do Estado Rio Grande do Norte (UERN) Zulmira Batista de Oliveira Neta, de 41 anos, morreu neste sábado (30) após se afogar ao descer de uma tirolesa em um açude localizado em um rancho no município de Frutuoso Gomes, no Oeste potiguar.
Segundo a Polícia Miliar, o afogamento aconteceu por volta das 10h15. Zulmira estava acompanhada da mãe, do filho e de uma sobrinha quando o fato aconteceu. Ela pulou no açude, mergulhou e não conseguiu mais voltar. De acordo com a família, ela não sabia nadar.
Um dos familiares pediu socorro a populares que tentaram resgatar a vítima, mas ela já estava sem vida.
O corpo foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) de Pau Dos Ferros.
Em nota, a UERN lamentou a morte da servidora que trabalhava na instituição desde 2014. “Zulmira desempenhou com zelo e presteza seus serviços à Instituição. Lotada na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), exercia o cargo de secretária”, escreveu.

A Universidade ainda decretou luto oficial de três dias. “Em sinal de profundo pesar, a bandeira da UERN está a meio mastro e a reitora Cicília Maia decretou luto oficial de três dias”, continuou.

g1-RN





Na madrugada deste domingo 31, policiais do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM) confiscaram um aparelho eletrônico de som em resposta a uma denúncia de perturbação do sossego na Praia de Pitangui, no litoral Norte do Rio Grande do Norte.

O relato do denunciante indicava que um morador estava perturbando o sossego com o volume alto de sua caixa de som por dois dias consecutivos.

Ao chegar ao local por volta das 03h30, o solicitante relatou que seu vizinho estava causando transtornos com o som muito alto, impedindo que sua mãe, uma senhora de 65 anos, conseguisse dormir. Diante do incômodo, o solicitante expressou o desejo de representar contra o proprietário do equipamento de som.
Em resposta à situação, os policiais confeccionaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência, registrando a perturbação do sossego alheio, e apreenderam o aparelho.


sábado, 30 de dezembro de 2023



Foto: reprodução

A Polícia Civil de Goiás revelou que a advogada Amanda Partata, 31, indiciada por envenenar e matar o ex-sogro e a mãe dele durante um café da manhã em Goiânia (GO), é investigada por outros crimes. De acordo com o delegado, ao menos cinco ex-namorados relataram ter sido ameaçados ou constrangidos mediante uma falsa gravidez.

A maioria dos casos, no entanto, não foi registrada formalmente.

Segundo a corporação, a mulher é investigada por fraude, estelionato — por falsa venda de ingressos — e falsidade ideológica. Este último, foi registrado por um ex-namorado no Rio Janeiro, que alega que a advogada teria fingido uma gravidez para obter vantagens.

Imagem: reprodução

“A Amanda tem uma condição boa. A casa onde foi realizada a busca domiciliar é uma casa luxuosa e, mesmo assim, depois do crime, nós passamos a verificar que ela tem registros criminais em outros estados da federação”, disse o delegado responsável pela investigação, Carlos Alfama.

Após a divulgação do caso em Goiânia, a polícia passou a receber informações de outros crimes que teriam sido cometidos por Amanda, sobretudo, relatados por ex-namorados. Em uma conversa, divulgada pela corporação, Amanda chega a afirmar que faria um teste de DNA para confirmar a paternidade do suposto filho. “A gente faz 100 [testes de] DNA se você quiser”, disse.

Há ainda um registro de crime sexual envolvendo menores de idade, datado em maio deste ano, em Goiás. A polícia não deu mais detalhes sobre o caso.
Indiciamento


Amanda foi indiciada pelo assassinato de Leonardo Pereira Alves, de 58 anos, e a mãe dele, Luzia Tereza Alves, de 86. Mãe e filho morreram no dia 17 de dezembro, horas depois de tomar um café da manhã com a advogada. O laudo da perícia apontou que as mortes foram causadas por uma substância altamente tóxica introduzida em dois bolos de pote consumidos durante a refeição.

Segundo a Polícia Civil de Goiás, a mulher comprou o veneno pela internet uma semana antes do crime.

A investigação indica que os assassinatos foram motivados pelo sentimento de rejeição da advogada após o fim do relacionamento com o médico Leonardo Pereira Alves Filho, filho de Leonardo Pereira Alves, e pela vontade de causar o “maior sofrimento possível” ao ex-namorado. Ainda segundo a polícia, a mulher forjou uma gravidez para se manter próxima à família do ex.

Amanda está presa desde o dia 20. Ela vai responder pelo duplo homicídio qualificado, por motivo torpe, e por envenenamento. A advogada ainda foi indiciada pela tentativa de homicídio qualificado do marido de Luzia, que também estava no café.

Metrópoles




Foto: Adriano Machado/Reuters

O presidente Lula (PT) sancionou nesta sexta-feira (29) a medida que altera regras para benefícios do ICMS e aumenta a arrecadação federal. O mandatário não vetou nenhum dispositivo aprovado pelo Congresso Nacional.

A medida é a principal aposta do Ministério da Fazenda na reta final do ano para elevar as receitas em 2024 e reduzir o déficit nas contas públicas. A estimativa é que a medida aumente em até R$ 35 bilhões a arrecadação do governo.

A MP aprovada permite ao governo federal tributar, a partir de 2024, o aumento de lucro gerado por incentivos fiscais de ICMS (um imposto estadual) concedidos às empresas quando esses benefícios não estiverem ligados a investimentos.

Hoje, como acabam pagando menos imposto estadual ao receberem o incentivo, as empresas têm um ganho maior —e, para não recolher tributos sobre esse valor extra, elas o excluem da base de cálculo de impostos e contribuições federais (na prática, estendendo o benefício estadual ao nível federal).

Folha de S. Paulo


Foto: Reprodução

A página de fofocas Choquei está sendo investigada por suspeita de indução ao suicídio, depois da morte de Jéssica Vitória Canedo, 22 anos, em 22 de dezembro de 2023. A informação foi revelada pelo delegado Felipe Monteiro, da Polícia Civil de Minas Gerais, em entrevista ao jornal O Globo.

“Para dar prosseguimento à investigação, que avalia o crime doloso de indução ao suicídio, estamos aguardando a aprovação do pedido de quebra de sigilo das contas do veículo nas redes sociais. Também estamos avaliando quem serão as próximas pessoas interrogadas”, disse o delegado, responsável pelo caso. Segundo ele, outras plataformas que divulgaram a notícia falsa também estão sendo ouvidas.

Monteiro também afirmou que a família da jovem “tem interesse em instaurar um inquérito por crime contra a honra, que só pode ser solicitado [neste caso] pela família”. Contudo, ainda não houve uma ação efetiva nesse sentido. Segundo O Globo, o advogado da família confirmou a informação e disse que estão sendo coletadas provas para enquadrar a página em outros crimes.

O administrador da Choquei, Raphael Souza, foi ouvido pela Polícia Civil de MG na última quinta-feira (28.dez.2023). Em comunicado, a página diz que ele “apresentou fatos e documentos” para “elucidar o episódio e dar a real dimensão do papel da Choquei no caso”.

Poder360

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023


Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (29), um agente de Polícia Civil matou duas pessoas e depois tirou a própria vida na cidade de Florânia, cidade distante cerca de 230 km de Natal. As vítimas seria a ex-esposa do policial, e um amigo dela. De acordo com relatos, o atirador ainda chegou a ferir uma terceira pessoa, que foi socorrida ainda com vida.

Após matar a ex-companheira, o amigo e balear uma terceira pessoa, o APC Francisco Toscano tirou a própria vida também com um disparo de arma de fogo.

De acordo a Polícia Civil de Florânia, confirmou que Francisco Toscano, era policial civil em atuação no Município, e estava em expediente no momento do crime. Ele saiu da delegacia dizendo que ia a uma diligência, mas foi até a casa da ex-companheira, atirou contra ela e outras duas pessoas e depois tirou a própria vida.

Ainda de acordo com a PC, a ex-mulher de Francisco Toscano tinha uma medida protetiva contra o policial há mais de um ano, e ele era proibido de se aproximar ou manter contato com ela, bem como não podia portar arma em horário de folga, sendo permitido apenas no período em que estivesse de serviço.

Novo Notícias



Até o momento a polícia confirmou três óbitos, resultante de tragédia envolvendo um policial civil, e ex-policial militar, na cidade de Florânia, região Seridó do Rio Grande do Norte.
De acordo com o que o blog Jair Sampaio apurou, morreram: Francisco Toscano (Policial Civil), sua ex-companheira, identificada como Aline Dantas, e David Moura, amigo de Aline.
Há informações extra-oficiais de que há um ferido grave, até o momento identificado como Ery Cruz, no entanto a PM ainda não confirmou se há mais feridos graves nesta ocorrência.
Ocorrência em andamento. Mais informações em instantes


quinta-feira, 28 de dezembro de 2023


O último dia útil de 2023 para atendimento presencial ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes, será nesta quinta-feira (28).
Conforme previsto pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 2020, feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais, não são considerados dias úteis para o funcionamento de agências bancárias. Por esse motivo, os bancos não funcionaram nos dias 25 de dezembro de 2023 (Natal) e não funcionarão no dia 1° de janeiro de 2024 (Ano Novo).
No dia 2 de janeiro de 2024, as instituições financeiras voltarão a funcionar normalmente para atendimento presencial ao público nas localidades onde não há feriados municipais.
Estadão Conteúdo




Um homem, de 48 anos, acabou capotando o veículo que conduzia ao tentar fugir de uma blitz da Lei Seca, realizada durante a noite desta quarta-feira (27), no bairro Igapó, zona Norte da capital.

De acordo com a Polícia Militar, os agentes que atuam no Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) realizavam uma fiscalização na região, quando o condutor desobedeceu a ordem de parada e avançou o carro em direção aos policiais.



Na tentativa de fuga, ele perdeu o controle do veículo e subiu o carro no canteiro central da avenida João Medeiros Filho, capotando. Durante a abordagem foi realizado o teste de alcoolemia que apontou a presença de 1.08mg/l, configurando crime de embriaguez ao volante.

O condutor, que estava completando aniversário no mesmo dia do episódio, foi encaminhado, após atendimento médico, à Central de Flagrantes para as providências cabíveis. Além dele, outras sete pessoas foram conduzidas à Delegacia por dirigir sob a influência de álcool.

Novo Notícias




Foto: Divulgação

A Associação das Empresas de Transporte Intermunicipais de Passageiros do RN (Transpasse) espera um aumento de demanda de até 25% nas viagens de Natal para o interior do Rio Grande do Norte no Réveillon. A associação reúne as empresas do segmento rodoviário intermunicipal.

Segundo o diretor de comunicação da Transpasse, Wellington Oliveira, a demanda para o ano novo deverá superar a procura do Natal, quando as empresas tiveram cerca de 10% a mais de aumento. “Projetamos esse aumento na demanda com base nas procuras que já estão acontecendo na Rodoviária de Natal, superando a procura para o natal”, explicou.

Wellington afirma que a maior procura ocorre devido a preferência das pessoas em viajar durante a virada do ano. “São dois feriados próximos, e muitas pessoas costumam ‘escolher’ em qual deles viajar. Essa maior demanda ocorre no Réveillon”, afirma o diretor de comunicação.

Ele afirma ainda que as empresas vão garantir o atendimento aos clientes, inclusive com veículos e horários extras. Para a venda das passagens, a Transpasse está funcionando em horário estendido, das 5h às 22h. A associação orienta que os clientes comprem a passagem com antecedência, podendo escolher a poltrona onde viajar.

Ainda segundo a associação, as maiores procuras estão ocorrendo para os municípios de São Miguel do Gostoso, Pipa, Baia Formosa, Touros, Caicó, Currais Novos, Mossoró e Macau.

Tribuna do Norte



Foto: Reprodução

A delegada Karen Langkammer — atingida pelos estilhaços de um tiro disparado por um policial civil na madrugada desta quarta-feira (27) — usou as redes sociais para dizer que passa bem após o ocorrido em Vicente Pires, no Distrito Federal.

“Eu estou bem. Cheguei agora do hospital. Levei alguns pontos no dedo do pé. Ainda vou ter que me submeter a um procedimento cirúrgico, mas essa mensagem é para poder agradecer pelo carinho”, disse a delegada na noite desta quarta.

Rodrigo Rodrigues Dias reagiu com tiros depois que a delegada de polícia, que estava no local, interveio porque o agente agrediu uma mulher que se sentava ao lado dele. Imagens do circuito de segurança do bar registraram a confusão.

O agente foi preso em flagrante por lesão corporal, disparo de arma de fogo e vias de fato, mas acabou solto após a audiência de custódia, ainda nesta quarta-feira.

O juiz entendeu que a conduta dele “não evidenciou periculosidade exacerbada” para mantê-lo preso. O policial foi proibido de se aproximar do bar e das vítimas. À TV Globo o homem disse que não agrediu a mulher que estava ao lado dele, e que o tiro foi disparado para o chão com o objetivo de se defender.

A delegada chegou a gravar um vídeo onde pediu ao agente que guardasse a arma, depois de ser atingida no pé (veja vídeo acima).

“Por favor, guarda a arma. Você atirou no meu pé. Por favor, você estava batendo na mulher e puxando o cabelo dela, por favor”, diz a delegada.
O policial, no entanto, ignorou o pedido. Ele também se recusou a dizer o próprio nome e, depois, fugiu do bar.

A Polícia Militar do DF, que havia sido avisada da confusão, prendeu o agente. Com ele, a PM encontrou:Uma pistola Glock 9 mm, que foi apreendida
Oito munições intactas
Um carregador
Um cartucho deflagrado no local

A Corregedoria da PCDF instaurou um procedimento disciplinar para investigar o caso.

G1

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023





Foto: Reprodução / Site Tesla

Um robô saiu do controle e atacou um engenheiro na fábrica da Tesla no Texas, EUA. A máquina projetada para agarrar e mover peças de alumínio recém-fundidas de automóveis prendeu o funcionário e cravou as garras de metal nas costas e no braço, deixando um “rastro de sangue” ao longo da superfície da fábrica, conforme relataram as testemunhas.

Na ocasião, o engenheiro estava tentando reprogramar outros dois robôs quando foi atacado. O incidente deixou o engenheiro com uma ferida aberta na mão esquerda, e reacendeu as preocupações antes já estabelecidas sobre os riscos de robôs automatizados no local de trabalho.
As testemunhas do evento contaram que enquanto o engenheiro tentava se libertar das garras do robô, outro trabalhador apertou um botão de emergência para encerrar o ataque.
Por lei, a Tesla precisa informar as autoridades sobre incidentes envolvendo funcionários, levando em consideração que a unidade tem um alto índice de automação. Nesse relatório de lesões, a empresa alegou que o engenheiro não precisou de licença do trabalho.
No entanto, durante uma entrevista ao Daily Mail, a advogada Hannah Alexander — que representa os trabalhadores da Tesla e faz parte da organização sem fins lucrativos Workers Defense Project — revelou que, com base em suas conversas com a equipe, a quantidade de ferimentos sofridos na fábrica é subnotificada. Ou seja: a empresa não indica o número de acidentes como deveria.
Segundo essa advogada, a subnotificação incluiu até a morte de um operário da construção civil chamado Antelmo Ramírez, que havia sido contratado para ajudar a construir a própria fábrica e teve uma insolação em 28 de setembro de 2021. Por enquanto, a Tesla ainda não se pronunciou sobre o fato.
Recentemente, a Tesla anunciou a nova versão de seu robô humanoide, que ganhou uma aparência ainda mais humana. Trata-se do Optimus Gen 2, que promete maior leveza e agilidade em comparação com sua versão anterior.




Foto: Reprodução

Um jovem de 23 anos foi demitido da empresa em que trabalhava em Los Angeles, Estados Unidos, após gravar um vídeo criticando o presente que recebeu no amigo secreto entre os colegas de trabalho. O caso viralizou nesta semana no Tik Tok.

O vídeo publicado pelo usuário Jeff na rede já possui 4 milhões de visualizações. “A regra era não trazer nada de casa e eu não sei porque alguém resolveu brincar comigo. Isso cheira a cigarro e tem poeira”, reclamou o jovem.

O conteúdo viralizou e chegou até a funcionária que deu o presente. “Se você não gosta da lanterna, POR FAVOR, NÃO JOGUE FORA, minha avó me deu antes de morrer, é colecionável”, disse a colega de Jeff.

Depois do vídeo, Jeff disse ter sido demitido pela empresa. O supervisor do rapaz informou outro motivo para a demissão, mas disse que a postagem chegou até os superiores.

R7



O preço do litro do diesel vendido pela Petrobras às distribuidoras de combustíveis será reduzido em R$ 0,30 a partir desta quarta-feira (27). O anúncio foi feito nesta terça-feira (26) pela estatal, que passará a cobrar R$ 3,48 por litro. Os preços da gasolina e do gás de cozinha serão mantidos.

“O ajuste é resultado da análise dos fundamentos dos mercados externo e interno frente à estratégia comercial da Petrobras, implementada em maio de 2023 em substituição à política de preços anterior, e que passou a incorporar parâmetros que refletem as melhores condições de refino e logística da Petrobras na sua precificação”, explicou a empresa por meio de comunicado à imprensa.
No ano, a redução do preço de venda de diesel A da Petrobras para as distribuidoras é de R$ 1,01 por litro, o equivalente a 22,5%.
A Petrobras informou que, considerando a mistura obrigatória de 88% de diesel A e 12% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, sua parcela no preço ao consumidor final terá uma redução de R$ 0,26 por litro.
A cada litro pago na bomba, R$ 3,06 são o preço da Petrobras, que calcula que o valor médio do diesel A S10 nas bombas poderá refletir entre R$ 4,63 e R$ 8,26 por litro, a depender do local de venda, considerando dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
O valor que o consumidor paga nos postos de revenda é afetado também por outros fatores como impostos, mistura de biocombustíveis e margens de lucro da distribuição e do próprio posto.

Agência Brasil


Os cartórios brasileiros registraram um número recorde de mudanças de gênero em 2023. De acordo com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), 3.908 pessoas trans ou não-binárias conseguiram atualizar seus documentos. E, na maior parte dos casos (99%), com mudanças no nome. Desde 2018, o procedimento pode ser feito sem a necessidade de ordem judicial, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal.

— A alteração de gênero e nome no registro civil é crucial para o reconhecimento e respeito à identidade de gênero das pessoas trans, tendo impactos significativos em sua saúde mental, bem-estar e participação na sociedade — lembra Gustavo Fiscarelli, presidente da Arpen-Brasil.

QUEDA COM PANDEMIA

De acordo com a associação, o número de registros subiu em 2019 mas caiu no ano seguinte, com a pandemia. Em 2022, houve um boom de trocas de documentos de pessoas trans ou não-binárias, o que foi superado neste ano mesmo com os dados ainda parciais — o levantamento foi atualizado pela última vez em 10 de dezembro.

O Globo

terça-feira, 26 de dezembro de 2023



Foto: Iara Nóbrega/Inter TV Costa Branca

A cobertura de um posto de combustíveis desabou na tarde desta terça-feira (26) na cidade de Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte. Ninguém ficou ferido, mas a estrutura atingiu uma moto.
Funcionários do posto contaram que chovia e ventava no momento do incidente, que aconteceu por volta das 15h40.
O posto fica às margens da BR-110, na altura do bairro Alto do Sumaré. Telhas de uma casa nas proximidades também voaram durante a ventania.
O Corpo de Bombeiro precisou fazer o isolamento da área do posto de combustíveis por conta de um problema na fiação, e a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) foi acionada.
Segundo o Corpo de Bombeiros, não havia risco de explosão.
“Chegando no local, a gente verificou que não havia vítimas, e aí nosso trabalho foi basicamente fazer o isolamento devido à questão da fiação, que ficou exposta”, explicou o sargento André Silva.

g1-RN


Foto: reprodução/TV Ponta Negra

A Unidade Básica de Saúde de Pajuçara, na Zona Norte de Natal, foi arrombada e os criminosos levaram dinheiro e aparelhos eletroeletrônicos. A quantia em dinheiro foi arrecadada durante um bazar solidário para os idosos atendidos na unidade. A ação aconteceu na madrugada desta terça-feira (26), no bairro Pajuçara.

Segundo a polícia, os suspeitos, ainda não identificados, invadiram as instalações da unidade pelo teto de um consultório médico. Eles quebraram a fechadura da porta que estava trancada pelo lado de fora. Foi um funcionário que chegou para abrir a unidade que identificou o crime.

“Impotência, né. Porque a gente não pode fazer nada. Fica à mercê dessa situação e todo dia a gente depende do micro-ondas, do botijão de gás para se alimentar” afirma uma das funcionárias da casa que não quis se identificar. O botijão de gás também foi roubado. Segundo testemunhas, o vigia estava de atestado e nenhum outro profissional ficou em seu horário.

Ponta Negra News


Foto: Reprodução

Na campanha eleitoral de 2022, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu que a picanha, a cerveja e a gasolina ficariam mais baratas. O resultado, no entanto, não foi completamente como o desejado no primeiro ano de seu terceiro mandato. Enquanto a proteína baixou de preço, a cerveja e o combustível encareceram.

Entre janeiro e novembro deste ano, a picanha viu seu preço cair em 13,06%. Por sua vez, a cerveja ficou 5,15% mais cara e a gasolina teve alta de 12,47%. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com especialistas ouvidos pelo R7, somente o derivado de petróleo teve interferência do governo Lula.

Para ilustrar: se essa carne no açougue custava R$ 100 em dezembro do ano passado, em novembro ela estava sendo vendida por R$ 86,94. Já o da gasolina, que tinha preço médio de R$ 5,05 na bomba, passou para R$ 5,63, segundo dados do levantamento da média mensal da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

R7

segunda-feira, 25 de dezembro de 2023




Imagens: reprodução SSP-SP/reprodução TV Globo

A transexual Suzy Oliveira, que ganhou fama por receber um abraço do médico Drauzio Varella, foi presa neste sábado, 24, por descumprir as regras da saída temporária. A Revista Oeste confirmou a detenção junto à Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).

A Polícia Militar (PM) prendeu Suzy na República, no centro da capital paulista. Para seguir com a liberdade temporária, a trans deveria permanecer em sua cidade de origem. A SSP informou que os agentes a reconduziram ao Presídio de Guarulhos.

A operação, que contou com a parceria do Centro de Operações da Polícia Militar de São Paulo (Copom) e do Centros de Monitoramento da SAP, tem o objetivo de prender os criminosos que descumprem as regras da saída temporária. Desde a sexta-feira 22, a PM reconduziu pelo menos 90 bandidos aos presídios.

Um vídeo a que a Revista Oeste teve acesso mostra Suzy com a tornozeleira eletrônica, momentos depois da operação policial.



No primeiro domingo de março de 2020, o Fantástico, da TV Globo, exibiu uma reportagem em que Drauzio Varella contou a vida das mulheres trans no presídio.

Na ocasião, o médico se comoveu com a história da transexual Suzy Oliveira e deu um abraço nela. A mulher trans disse a Drauzio Varella que não recebia uma visita na penitenciária, em Guarulhos (SP), havia oito anos. Porém, dias depois, veio à tona o motivo de sua prisão: estupro e assassinato de um menino de 9 anos.

A trans abraçada por Drauzio chegou a receber 234 cartas até a primeira sexta-feira de março de 2020, apenas cinco dias depois da exibição da reportagem do Fantástico.

Depois da exibição da reportagem, o pai da criança vítima de Suzy processou Drauzio e a Globo. Mas, em 2022, o médico e a emissora foram livrados na segunda instância da Justiça de pagar R$ 150 mil de indenização à família.

“O erro foi meu, totalmente meu”, disse Drauzio, ao portal UOL. “Trabalho em cadeia há mais de 30 anos e nunca na minha vida abracei um preso. Não faz parte do relacionamento que tenho com eles.”

O médico contou que aprendeu com carcereiros mais velhos que não se pergunta a um presidiário o que ele fez. Portanto, disse que não sabia o que Suzy tinha feito.

“Me comovi com aquela pessoa, que me olhou de um jeito tão desprotegido, tão triste, que me deu vontade de dar um abraço nela, que não fazia parte do script nenhum, nem caberia”, disse o médico.

Depois da repercussão do caso, Drauzio Varella pediu desculpas à família da criança. “Estou aqui para dar uma satisfação para todos aqueles que me acompanham”, disse o médico, em vídeo divulgado no YouTube. “No último domingo, 8, foi revelado para o país, inclusive para mim mesmo, o crime cometido por uma das entrevistadas na matéria que apresentei no Fantástico, no dia 1º de março. É um crime que choca a todos nós. Posso imaginar a dor e peço desculpas a família do menino que foi involuntariamente envolvida no caso.”

Revista Oeste




Foto: PM

Um jovem de 20 anos morreu após perder o controle do carro, capotar e bater em um poste às margens da rodovia estadual RN-118, no trecho urbano no município de São Rafael, no Oeste potiguar.

Segundo a Polícia Militar, o acidente aconteceu no início da manhã desta segunda-feira (25), feriado de Natal. A vítima, que estava só no veículo, ficou presa às ferragens e morreu antes de qualquer socorro médico.

O Corpo de Bombeiros foi acionado ao local para tirar o corpo das ferragens.

O motorista foi identificado como Arian Araújo dos Santos Júnior. À polícia, familiares informaram que o jovem morava em São João do Sabugi. Ainda não se sabe o que teria causado o acidente.
O Instituto Técnico-Científico de Perícia e a Polícia Civil foram acionados para realizar a perícia e as investigações sobre o acidente.
g1-RN


Foto: Divulgação

A capital potiguar completa, nesta segunda-feira (25), 424 anos. Para celebrar a data, a Prefeitura de Natal organizou o Natal em Natal, projeto cultural que reúne 200 ativações culturais na cidade. Nesta segunda-feira (25), o evento conta com os shows da Cida Lobo, Waldonys, Tanda Macedo e Padre Fábio de Melo. O show vai começar a partir das 19h e a entrada é gratuita.

Em alusão à história do Frevo, o maestro pernambucano Spok se apresenta na Praça Pedro Velho, às 20h. Também haverá evento no Palco da árvore de Mirassol, às 19h30. Os responsáveis em animar a noite serão Nara Costa e Padre Caio Sanfoneiro.

Na quinta-feira (28), o Arena das Dunas recebe Ribeira Boêmia, Banda Grafith e Diogo Nogueira. Na sexta-feira (29), a banda de samba Rosas na Cartola, Juliana Linhares e Alceu Valença prometem animar o público. Para fechar a grade de show no sábado (30), a programação conta com a banda de rock Mobydick, Perfume de Gardênia e Carlinhos Brown.

Tribuna do Norte




Foto: REPRODUÇÃO / INSTAGRAM

A investigação sobre a morte da jovem que foi alvo de boato ligado ao humorista Whindersson Nunes verifica se alguém tentou instigar Jéssica Vitória Dias Canedo a tirar a própria vida.

A então moradora de Araguari, a 670 km de Belo Horizonte, enfrentava quadro de depressão. Ela morreu, nesta sexta-feira (22), aos 22 anos, após ter sofrido perseguição virtual devido a publicações feitas por sites de fofoca que sugeriam uma relação dela com o artista.

“Temos, até o momento, a informação de que a morte se deu por um ato da própria vítima. A Polícia Civil investiga se houve algum tipo de induzimento, instigação ou auxílio a esse suicídio”, explicou o delegado Felipe Oliveira.

Oliveira ressalta, entretanto, que a legislação brasileira só prevê punição para esse tipo de conduta quando o autor agir “com a consciência e a vontade de que aquela vítima viesse a cometer um suicídio”, ou seja, quando há dolo.

“Fora dessas situações, o crime não seria punível, mas isso não afasta eventual responsabilidade civil ou qualquer outro tipo de responsabilidade de pessoas ou órgãos de imprensa pela divulgação ou compartilhamento de notícia eventualmente falsa sobre a Jéssica”, completou, ao dizer que a família pode pedir a responsabilização pela publicação de eventuais informações falsas.

A equipe da Polícia Civil vai ouvir parentes da jovem e analisar os conteúdos postados sobre ela em redes sociais. Antes de Jéssica morrer, a mãe dela divulgou um relato em que afirmava que a filha estava sendo vítima de mentiras. No vídeo, Inês Oliveira ainda ressaltou que a situação estava agravando a depressão da jovem.

O perfil Choquei emitiu uma nota em que se isenta da responsabilidade sobre a morte. A página foi apontada por internautas como responsável por compartilhar fake news sobre o possível envolvimento de Jéssica com Nunes.

“Em relação aos eventos que circulam nas redes sociais e foram associados a um trágico evento envolvendo a jovem Jéssica Vitória Canedo, queremos ressaltar que todas as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito cumprimento das atividades habituais decorrentes do exercício do direito à informação”, diz trecho do comunicado.
R7

domingo, 24 de dezembro de 2023



A cantora gospel Aclécia Silva dos Santos, 18, morreu após uma batida entre uma ambulância e uma carreta, na última quinta-feira (21), em trecho da BR-101 do município de Ibirapitanga, no sul da Bahia.
Em contato com Splash/Uol, a Polícia Civil da Bahia informou que a cantora estava numa ambulância com outras cinco pessoas. A jovem não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo no local do acidente.
Ainda não há informações sobre o que teria causado a batida entre os veículos. As outras cinco pessoas que estavam na ambulância estão internadas em estado grave no Hospital de Base, em Itabuna, cidade ao sul da Bahia.

A Prefeitura de Ibirapitanga, responsável pela ambulância em que Aclécia estava, lamentou a morte da jovem nas redes sociais. Eles ainda informaram que investigam o motivo de haver seis pessoas no veículo.

Com pouco mais de 3 mil fãs no Instagram, Aclécia Silva compartilhava fotos e vídeos de suas apresentações em cultos. Ela, inclusive, estava trabalhando na divulgação do lançamento da música “Tua Palavra”.

A gravadora Kairós Music, que havia assinado contrato com Aclécia em novembro passado, publicou uma nota de pesar da morte da jovem. “Uma cantora talentosíssima, com um timbre único e com sua interpretação singular, fomos presenteados com a sua vida Aclécia e poder compartilhar de momentos com você realmente foi um presente”, diz o comunicado.

Fonte: Uol

Foto: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
O MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) informou que até o sábado (23), o programa Celular Seguro já registrou o bloqueio de 2.858 aparelhos desde terça-feira (19), quando o projeto foi lançado — na prática, entrou em operação na quarta-feira (20). Em média, mais de 700 alertas foram gerados por dia — o mesmo que dizer 29 aparelhos por hora ou um a cada dois minutos.
O aplicativo e o site Celular Seguro permitem bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos de banco em poucos cliques. O objetivo é facilitar e acelerar o processo para donos de telefones em casos de emergência, como roubos, furtos ou perda do smartphone.
Até as 11h da manhã do sábado (23), 540.298 pessoas haviam aderido ao programa Celular Seguro. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, mais de 392.436 aparelhos foram cadastrados no projeto.
No aplicativo, a pessoa precisa fornecer o CPF para o cadastro e, depois, informar o modelo do celular, número da linha e Imei (registro de cada celular) — por isso, a divergência entre a quantidade de pessoas que aderiram e aparelhos registrados.
Após baixar o aplicativo ou acessar o site do Celular Seguro, é preciso fazer o login por meio da conta gov.br. O usuário deverá cadastrar seu aparelho informando número, marca e modelo. Pode ser registrado mais de um dispositivo, mas a linha deve estar cadastrada no CPF do usuário.
O sistema permite o cadastro de uma ou mais pessoas de confiança, que poderão auxiliar criando ocorrências em nome do usuário. Em caso de perda ou roubo, o usuário ou a pessoa de confiança poderão fazer o bloqueio por meio do aplicativo ou site.
Após descrever quando, onde e como ocorreu o problema, o sistema emitirá alertas para as empresas que aderiram ao programa do governo, como bancos e companhias telefônicas.
O bloqueio da linha telefônica, por meio do chip, estará disponível no aplicativo a partir de 9 de fevereiro. Até lá, será preciso procurar a operadora de telefonia para cancelar a linha.
R7

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida (foto), se manifestou neste sábado, 23, sobre a morte de Jéssica Vitória Canedo e defendeu a regulação das plataformas digitais. A jovem de 22 anos morreu dias após a divulgação de uma notícia falsa no Choquei e em outros perfis de fofoca.
Em publicação no X, o antigo Twitter, Silvio Almeida afirmou que a “irresponsabilidade das empresas que regem as redes sociais” em divulgar conteúdos falsos “tem destruído famílias e impossibilitado uma vida social minimamente saudável”.
“Por isso, volto ao ponto: a regulação das redes sociais torna-se um imperativo civilizatório, sem o qual não há falar-se em democracia ou mesmo em dignidade. O resto é aposta no caos, na morte e na monetização do sofrimento”, escreveu o ministro.
Jéssica foi citada na Choquei e em outras páginas de fofoca por suposto caso com o humorista Whindersson Nunes. Os dois negaram ter relações.
Em publicação no Instagram, Jéssica chegou a afirmar que estava recebendo mensagens de ódio. Whindersson afirmou desconhecer a jovem: “Isso é um print fake”, escreveu.
O Antagonista

sábado, 23 de dezembro de 2023




Foto: reprodução

Uma mulher de 34 anos confessou ter cortado o pênis do marido e jogado o órgão em uma privada, na madrugada desta sexta-feira (22/12), na cidade de Atibaia, no interior de São Paulo. Ela se entregou à polícia na sequência.

De acordo com o boletim de ocorrência, a mulher relatou à polícia que, no dia do aniversário dela, descobriu uma traição do marido com uma sobrinha dela de 15 anos de idade.

Em depoimento, ela disse que simulou que teria uma relação sexual com o marido, amarrou as mãos dele usando uma calcinha e, quando ele estava com pênis ereto, cortou o órgão usando uma navalha. Em seguida, a mulher tirou uma foto do pênis e, depois, o jogou dentro da privada. Ela deu descarga com a intenção de que o órgão genital não fosse reimplantado.

Ainda segundo o B.O., o homem saiu à procura de socorro, enquanto a mulher encontrou com o irmão e foi à delegacia de plantão de Atibaia, onde confessou o crime.

O irmão da mulher disse à polícia que, por morar perto, ouviu os gritos do cunhado pedindo ajuda e que o homem foi à UPA a pé para buscar atendimento. Segundo informações do portal g1, de madrugada, a vítima foi transferida para o Hospital Universitário São Francisco.

O caso foi registrado como tentativa de homicídio na delegacia de Atibaia. Por ter se apresentado espontaneamente à polícia, a mulher vai responder pelo crime em liberdade.
Metrópoles
OPINIÃO DOS LEITORES
Tarcisio


Foto: Reprodução

Jéssica Vitoria Dias Canedo, jovem que teve supostas conversas com Whindersson Nunes divulgadas na internet, morreu nesta sexta-feira (22), aos 22 anos, em Araguari, no Triângulo Mineiro, distante 567 km de Belo Horizonte (MG). A informação foi confirmada pelo R7 com duas amigas próximas à família e com o serviço funerário em que o corpo da jovem será velado. A causa da morte não foi divulgada.

Ao R7, por telefone, o Serviço Social de Luto Frederico Ozanam confirmou que o corpo de Jéssica será velado no local a partir das 9h deste sábado (23), em Araguari, após a liberação do IML (Instituto Médico Legal).

Três dias antes da morte, Inês Oliveira — mãe de Jéssica — gravou um vídeo, em que chora, no qual diz que a filha sofria de depressão e havia sido vítima de uma mentira.

“Eu estou aqui, em primeiro lugar, como uma mãe que está passando por uma situação difícil com a sua filha. Publicaram uma mentira. A minha filha sofre de uma depressão muito séria, muito profunda, muito grave. Então, como mãe, pedindo, pelo amor de Deus, parem de postar isso”, disse ela, aos prantos.

R7

sexta-feira, 22 de dezembro de 2023


Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quinta-feira (21) o projeto de lei que torna o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra feriado em todo o Brasil.
A data, celebrada em 20 de novembro, marca a morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, no século XVII. É também um dia para conscientização sobre a cultura negra e a luta por cumprimento dos direitos da população negra no Brasil.
Vale lembrar que em Natal-RN, o dia 21 de novembro também é feriado, dia de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da capital potiguar.
Anteriormente, a data já era reconhecida como feriado em seis estados e em aproximadamente 1,2 mil cidades. Por exemplo, os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo e a cidade de Boa Vista, em Roraima.
O feriado nacional foi aprovado em lei pela Câmara e pelo Senado no mês passado, após a recém formada bancada negra da Câmara apresentar um projeto.
Em 2011, o Congresso havia aprovado uma lei que institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra a ser comemorado no dia 20 de novembro, data do falecimento do líder Zumbi dos Palmares. Na ocasião, contudo, os parlamentares decidiram não tornar a data um feriado nacional.

Com informações de g1




Foto: Edu Garcia/R7

O preço do litro da gasolina teve alta de 13% neste ano nos postos do país, em meio à retomada de impostos federais e alta do ICMS, tributo estadual, sobre os combustíveis. Com isso, o aumento foi de R$ 0,65 por litro. Os dados são da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

O levantamento considera a variação ocorrida entre as semanas de 25 a 31 de dezembro de 2022 e de 10 a 16 de dezembro de 2023.

Francisco Raeder, doutorando em economia na UFF (Universidade Federal Fluminense), também menciona o aumento dos encargos estaduais como um fator que contribuiu para a alta do derivado do petróleo.

“No caso do ICMS, que é estadual, a modificação foi a troca de um imposto ad valorem (calculado em termos percentuais) para um valor ad rem, fixo em reais por litro. Nessa mudança tributária do ICMS, teve um aumento de, aproximadamente, R$ 0,13 por litro.”

R7


Foto: Reprodução

A advogada Amanda Partato foi presa suspeita de matar o ex-sogro, Leonardo Pereira Alves, de 58 anos, e a mãe dele, Luzia Tereza Alves, de 86, envenenados. Segundo a Polícia Civil, o crime foi mativado pelo sentimento de rejeição que a investigada teve com o fim do relacionamento com o filho de Leonardo.
As vítimas foram envenenadas no dia 17 de dezembro e morreram no mesmo dia. O g1 não localizou a defesa de Amanda para se manifestar sobre o caso, mas ela negou envolvimento nas mortes.
Segundo a polícia, a mulher deve responder por duplo homicídio duplamente qualificado por motivo torpe e envenenamento.
Relacionamento
Segundo a Polícia Civil, o relacionamento entre a suspeita e o filho de uma das vítimas durou pouco mais de um mês e, após o término, ela teria iniciado ameças de diversos perfis falsos e números de telefone contra o ex e os familiares.
O delegado Carlos Alfama explicou que, no meio do ano, devido às ameaças, o ex de Amanda registrou um boletim de ocorrência na polícia. Nesse momento, no entanto, segundo o delegado, ainda não se sabia que as ameaças e a perseguição vinham da advogada. De acordo com a polícia, além do ex, a suspeita também ameaçava os familiares dele.
“Depois não adianta chorar em cima do sangue deles”, disse Amanda de forma anônima ao filho de Leonardo, segundo o delegado Carlos Alfama.

g1 GO

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023




Reprodução

Um ataque a tiros na Universidade de Charles, em Praga, na República Tcheca, deixou ao menos 10 mortos e “dezenas” de feridos nesta 5ª feira (21.dez.2023), segundo informações divulgadas pela polícia local.

A corporação afirma que o atirador, que não teve sua identidade revelada, foi morto durante a ação. O prédio está sendo evacuado pela polícia. O número exato de mortos e feridos ainda não foi informado pelas autoridades.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram estudantes da universidade correndo para deixar o local no momento do ataque.

Em seu perfil no X (ex-Twitter), o prefeito de Praga, Bohuslav Svoboda, disse estar “chocado” com o acontecimento e afirma que mais detalhes serão divulgados assim que novas atualizações forem compartilhadas.

Poder 360

COMENTE AQUI




Foto: Freepik

Médicos da Universidade Ludwig Maximilian de Munique descobriram que o período do Natal está associado a um aumento nos casos de fratura peniana, ou seja, quando há o rompimento nas regiões produtores de ereção do pênis, causada por uma flexão forçada durante relações sexuais excessivamente entusiasmadas.


Para o estudo, os pesquisadores examinaram dados hospitalares de 3.421 homens que sofreram fraturas penianas na Alemanha entre 2005 e 2021. “Esta lesão tende a ocorrer durante o sexo selvagem – particularmente em posições onde você não está em contato visual direto com seu parceiro”, afirma Nikolaos Pyrgides, urologista da Universidade Ludwig Maximilian de Munique, que liderou a pesquisa.


Segundo os pesquisadores, a intimidade e a euforia da época festiva podem ser os fatores de risco para este tipo de lesão. As fraturas são frequentemente anunciadas por um estalo audível, seguido de dor intensa, e podem trazer sintomas como: perda rápida de ereção, inchaço e hematomas graves. O estudo – o primeiro a explorar padrões sazonais para este tipo de lesão – descobriu que tais lesões eram de fato mais comuns durante o Natal.
“Se todos os dias fossem como o Natal, teriam ocorrido 43% mais fraturas penianas na Alemanha a partir de 2005”, disse Pyrgides.
A pesquisa, publicada no British Journal of Urology International, também descobriu que o risco aumentava nos finais de semana e durante as férias de verão. No entanto, a véspera de Ano Novo não foi associada a um aumento na incidência de lesões penianas.
“A maioria das fraturas penianas ocorre em cenários não convencionais, como durante casos extraconjugais ou quando o sexo é realizado em locais incomuns”, disse Pyrgides, acrescentando que tais cenários eram possivelmente mais prováveis quando os homens se aproximavam da meia-idade.
Segundo o médico, a idade média para sofrer tais lesões foi de 42 anos. Ele aconselhou os casais a estarem cientes do risco de lesões e a terem cautela na preparação para o Natal. “Se isso acontecer, você deve procurar o seu médico como uma emergência absoluta, porque se não for tratado poderá sofrer complicações a longo prazo”, afirma.
Além das fraturas penianas, há outros tipos de lesão relacionados ao Natal. Montar a árvore, por exemplo, é uma delas. Estima-se que cerca de 1.000 britânicos sofrem ferimentos relacionados ao símbolo do Natal. Outro tipo de ferimento são as queimaduras, choques elétricos ou outros ferimentos causados pelos pisca-pisca.
As mortes por doenças cardíacas atingem o pico perto do Natal e do Ano Novo, com um estudo dos EUA identificando um terço a mais de mortes cardíacas no condado de Los Angeles durante dezembro e janeiro em comparação com o período de junho a setembro.
Uma pesquisa com 2.000 britânicos encomendada pela National Accident Helpline (NAH) também descobriu que quase metade dos adultos se machucou enquanto preparava a ceia de Natal. Um em cada dez relatou ter derramado gordura quente sobre si mesmo, enquanto um em cada cinco afirmou ter se cortado enquanto preparava vegetais.

O Globo




O Juízo da 1ª Vara Regional de Execução Penal do RN negou o direito da caicoense P.J..A.S cumprir 79 dias de prisão na modalidade domiciliar em virtude de cometimento de violações do monitoramento eletrônico.

A defesa solicitou a conversão do cumprimento dos 79 dias de prisão em prisão domiciliar, tendo em vista que a penitente é mãe-solo e cuida sozinha de uma filhinha de apenas 4 meses, que só se alimenta de leite materno.



Em sua decisão, o magistrado negou o pedido ao sustentar: “o pedido não merece prosperar, vez que, além de não restar comprovado que a criança,
imprescindivelmente, necessita de seus cuidados” a mãe vinha está cumprindo pena no regime semiaberto (tornozeleira) e foi apurado que teria cometido 79 violações.

Do blog: O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam a amamentação até os dois anos de idade ou mais, sendo somente leite materno (aleitamento materno exclusivo) nos primeiros 6 meses, sem necessidade de sucos, chás, água ou outros alimentos.


Foto: MARCOS OLIVEIRA/AGÊNCIA SENADO

O Senado aprovou nesta quarta-feira (20) o projeto de conversão da medida provisória (MP) que criou o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. O texto agora segue para sanção ou veto do presidente da República.

A pasta é a 38ª do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e foi instituída para manter Marcio França no governo. Ele estava à frente de Portos e Aeroportos desde o início do ano, mas precisou abrir espaço para Silvio Costa Filho (Republicanos) no movimento de Lula para acomodar o centrão na Esplanada dos Ministérios.

A pasta foi criada em setembro, por desmembramento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Desde então, cabe ao ministério chefiado por França a responsabilidade de políticas, programas e ações de apoio ao empreendedorismo, à microempresa, à empresa de pequeno porte, ao artesanato e ao microempreendedor.

Além disso, o ministério cuida de políticas de apoio à formalização da microempresa e da empresa de pequeno porte, bem como de ações de incentivo e promoção de arranjos produtivos locais relacionados às microempresas e às empresas de pequeno porte e de desenvolvimento da produção.

Durante o debate no plenário da Câmara, que já havia aprovado o texto na última quinta-feira (14), parlamentares da oposição criticaram o número de ministérios do governo.

“Criar um ministério para empreendedorismo não faz nenhum sentido. O empreendedorismo quer desburocratização, coisa que este governo não tem, basta ver que eles são contra a desoneração [da folha de pagamento]”, afirmou a deputada Adriana Ventura (Novo-SP).

“O Ministério da Microempresa foi criado só para dar emprego ao ministro que saiu”, completou o deputado Mendonça Filho (União-PE).

R7


Foto: Adriano Abreu

Passados pouco mais de 60 dias do início das obras de recuperação na estrutura da Ponte de Igapó, moradores, motoristas e comerciantes reclamam da obra e pedem mais velocidade no andamento das atividades. Atualmente, apenas um lado da via está em funcionamento, provocando lentidão no tráfego de veículos e transporte público e irritando comerciantes que alegam queda no fluxo de clientes em seus empreendimentos.

A reportagem da Tribuna do Norte esteve nas imediações da Ponte de Igapó nesta quarta-feira (20) e constatou a lentidão no tráfego nos dois sentidos, uma vez que um dos lados da ponte está totalmente interditado. No lado que está recebendo intervenções do Dnit, a TN apurou que já está sendo feito um revestimento de proteção na ponte. A parte de passeio, para travessia de pedestres, que apresenta defeitos e pequenas danificações, será refeita totalmente. Já a pista, por sua vez, já foi recapeada pela empresa responsável pela obra.

Comerciantes e empresários localizados nas imediações da Ponte de Igapó reclamam da queda de faturamento em seus negócios. O dono de uma loja de pescados, Moisaniel Ferreira, 33 anos, aponta que seu faturamento registrou uma queda de 70% durante as obras da via, que incluiu ainda as obras da Felizardo Moura.

Tribuna do Norte



O Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central) informou que a assembleia dos servidores desta quarta-feira (20.dez.2023) aprovou o “Estado de Greve Geral” no BC (Banco Central). A paralisação começa a valer a partir desta quarta.

Segundo a entidade, a decisão é uma resposta dos funcionários à análise do texto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), aprovado pelo Senado na terça-feira (19.dez). A principal crítica é que auditores fiscais da Receita Federal e agentes da Polícia Federal obtiveram concessões no texto e podem receber propostas salariais do governo, enquanto os servidores do BC foram excluídos desses benefícios.



Essa é a 2ª vez que o Sinal se manifesta politicamente neste mês. Em 13 de dezembro, o sindicato convocou uma paralisação por 24 horas no mesmo dia em que houve a última reunião do ano do Copom (Comitê de Política Monetária). Durante o encontro, os funcionários públicos se reuniram em frente à sede do BC. Eles reivindicavam a reestruturação das carreiras e ameaçaram entregar cargos comissionados.

Poder360

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023



Foto: Adriano Abreu

O Sindicato da Indústria da Pesca do Rio Grande do Norte (Sindipesca) entrou com pedido junto ao Ministério da Pesca e da Aquicultura (MPA) para revogar a portaria que suspendeu a pesca de atum Albacora-Bandolim em todo o Brasil até o dia 31 de dezembro. O RN é o maior produtor e exportador do pescado no Brasil. O Sindipesca alega ainda que a paralisação da pesca deve impactar diretamente negócios de sushi e sashimi, por exemplo, e o consumidor final.

Representantes do MPA estiveram nesta terça-feira (19) no Estado para reunião da Comissão Permanente de Gestão da Pesca (CPG) do Atum, em Natal, e alegaram que a portaria “muito dificilmente será revogada”, alegando que o Brasil já ultrapassou a cota de pesca do espécie prevista para 2023, que era de 5,4 mil toneladas. O setor pesqueiro, no entanto, refuta esta tese e alega que a cota poderia ser compensada em 2024, alertando ainda que barcos clandestinos e frotas internacionais vão ocupar os territórios e fazer a pesca normalmente.

“Vai ter um impacto direto na mesa do consumidor e o pior, no próprio estoque”, avalia Gabriel Calzavara, presidente do Sindipesca. A medida deve estimular ainda importação, o que segue na contramão da postura do Rio Grande do Norte como um dos maiores produtores do País. “Vai estimular também a importação porque a maior parte dos restaurantes de sushi e sashimi vão ficar sem o produto”, complementa.

Segundo o Sindipesca, a pesca de atum movimenta cerca de R$400 milhões por ano, gerando aproximadamente R$ 3 bilhões em produtos acabados.

Tribuna do Norte


Foto: Rafael Araújo/NOVO Notícias

Um motorista com sinais de embriaguez acabou ocasionando um acidente durante a noite desta terça-feira (19), no entorno da Arena das Dunas, localizada no bairro de Lagoa Nova, zona Sul da capital. O veículo ficou totalmente destruído e, com o impacto, um poste foi derrubado.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros, os agentes foram acionados por volta das 22h. Ao chegar no local, o motorista foi encontrado ainda dentro do carro. Foi preciso o auxílio dos militares para fazer a retirada do homem do veículo.

Durante a abordagem, os agentes perceberam que o motorista apresentava sinais de embriaguez e realizaram o teste do bafômetro que confirmou a presença de 1,93ml de álcool. O homem foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) com ferimentos leves.

Na manhã desta quarta-feira (20), uma equipe da Neoenergia Cosern fez o trabalho de remoção e troca do poste que foi atingido pelo veículo. A energia foi interrompida na região onde o acidente aconteceu para que o trabalho fosse realizado. Três equipamentos de energia serão trocados no local.

NOVO Notícias

terça-feira, 19 de dezembro de 2023


Um homem, de 48 anos, suspeito de estuprar uma idosa de 85 anos foi preso pela Polícia Militar, na tarde desta segunda-feira (18), no município de Extremoz, localizado na Grande Natal.
A informação foi repassada pelo Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), que encaminhou os policiais do 16º Batalhão para a localidade conhecida como Boca Preta. A vítima, de 85 anos, seria portadora de Alzheimer.
No local, os militares foram informados sobre o crime por uma testemunha e a neta da vítima, que detalharam o ocorrido e forneceram informações sobre as vestimentas do suspeito.
A guarnição passou a fazer buscas e conseguiu deter um homem com as características informada, enquanto tentava fugir. O homem foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Extremoz para os procedimentos legais necessários.


A Polícia Militar prendeu dois homens suspeitos de matar Gustavo Vinicius Renovato da Silva, de 31 anos, em Goiânia. Durante uma discussão, a vítima teria invadido um chá de bebê e esfaqueado uma jovem, de 19 anos, que está grávida. Os dois suspeitos teriam agido para vingar a ação. A informação é do G1.

As defesas dos dois homens não foram localizadas pois, até a última atualização desta reportagem, não teve acesso ao nome deles.



O crime aconteceu no domingo (17), no Residencial Buena Vista. Segundo os militares, Gustavo estava bebendo com um amigo na porta de casa, quando se desentendeu com seu vizinho. Durante a discussão, invadiu a casa onde acontecia o chá de bebê e, armado com um facão, golpeou a mulher grávida.

Contido por convidados, o homem voltou para casa. Momentos depois, dois homens também armados com facas arrombaram o portão da casa de Gustavo e o mataram esfaqueado.

A esposa da vítima contou aos militares que se trancou em outro cômodo com os filhos e que, quando saiu, encontrou o marido já sem vida.

Os PMs conseguiram localizar e prender os dois homens. Ambos foram levados para a delegacia, onde foram feitos os procedimentos cabíveis.

A Polícia Civil informou que a perícia e o Instituto Médico Legal (IML) compareceram no local. Explicou ainda que, com base no relato de pessoas que presenciaram o crime, a vítima não tinha boa relação com os vizinhos em questão.




Foto: Reprodução

O Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou nesta segunda-feira (18) que o candidatos aprovados no último concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão convocados. A decisão de acionar o banco de reserva foi comunicada pela ministra Esther Dweck, da Gestão.

“Vamos, agora, chamar o banco de reserva, que tem em torno de 1.800 (pessoas). Solicitei e foi avisado pela ministra Esther (Dweck), da Gestão, para que aproveitemos quem está aprovado para chamar”, disse o ministro.

Segundo Lupi, a medida faz parte de uma série de ações que serão tomadas para melhorar o serviço do INSS. Neste ano, foram chamados 1.250 funcionários para integrarem o quadro de pessoal do Instituto.

O atual processo seletivo é válido até 4 de maio de 2024 e pode ser prorrogado por mais um ano. Aplicado em 2022, o concurso teve o total de 1.023.494 de inscritos – média de 1.023 candidatos por vaga.

Novo concurso

Carlos Lupi também afirmou que um novo concurso para o INSS está previsto para 2024. “Acredito que até março, abril no máximo, seja feito esse novo concurso”. Segundo ele, o novo certame será destinado ao cargo de médico perito.

Novo Notícias

https://www.toprevenuegate.com/nbup2icygm?key=99585b38128d49ec0d2be2e1e892bfe7

A sua rádio

Pessoas online

Pesquisar este blog

Credits

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Ariaman Viagens

Ariaman Viagens

Escute a sua rádio aqui Afonso Bezerra

Escute a sua rádio aqui Afonso Bezerra
google.com, pub-6626472047806976, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Blog Archive