segunda-feira, 15 de setembro de 2025




Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o laboratório Cristália, desenvolveram o Polaminina, medicamento experimental que apresentou resultados promissores em pessoas com lesão medular.



O composto é derivado de uma molécula da placenta humana e é aplicado diretamente na medula espinhal. Nos testes, cinco pacientes com tetraplegia completa recuperaram parte dos movimentos, saindo do nível A (sem função motora) para o nível C, com retorno parcial da força e sensibilidade.

O tratamento mostrou maior eficácia quando iniciado logo após a lesão e associado à fisioterapia intensiva. Pacientes crônicos também tiveram melhora, mas em menor escala.
Até o momento, não foram identificados efeitos colaterais relevantes, mas os estudos foram feitos com número reduzido de voluntários. O medicamento ainda não tem aprovação da Anvisa e aguarda autorização para iniciar a fase 1 dos ensaios clínicos em larga escala.

Folha BV

0 comments:

Postar um comentário

Minha lista de blogs

Postagens mais visitadas

JSON Variables

O Blog Afonso Bezerra em Pauta está chegando para te deixar bem informado, com notícias de credibilidade e impacilidade a serviço da nossa sociedade.

Postagem em destaque

Projeto Vale Sustentável mobiliza mais de 200 voluntários na limpeza do Rio Piranhas-Açu em Carnaubais/RN

7 No dia 17, o Projeto Vale Sustentável promoveu uma grande ação de limpeza no Rio Piranhas-Açu, no município de Carnaubais/RN, que mobilizo...

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

TOTAL DE VISITANTES VISITANTES ON LINE

contador de acesso