sexta-feira, 31 de março de 2023


Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) constatou alto risco de desabastecimento de insulinas de ação rápida — medicamento utilizado no tratamento do diabetes mellitus — a partir de maio deste ano, no Sistema Público de Saúde (SUS).

Segundo a auditoria do TCU, o perigo existe devido:

À ausência de propostas nos dois pregões mais recentes para a aquisição de insulina (pregões 99/2022 e 10/2023);

Ao estoque insuficiente do produto, que cobriria as necessidades dos pacientes apenas até o mês de abril deste ano;

À impossibilidade de realizar novos aditivos aos contratos existentes.

Em nota, o Ministério da Saúde não confirmou nem desmentiu o risco de desabastecimento a partir de maio. Apenas respondeu que “atualmente, a rede do SUS está abastecida com as insulinas de aquisição do Ministério da Saúde para tratamento de diabetes”.

“A atual gestão da pasta está empenhada em fortalecer e aperfeiçoar os processos, assegurando o acesso a medicamentos pela população brasileira”, diz o restante da nota.

Questionado novamente se há risco de desabastecimento do remédio a partir de maio, o Ministério da Saúde não retornou ao g1.

Auditoria

A insulina de ação rápida geralmente é usada por pacientes com diabetes tipo 1, quando o pâncreas para de produzir o hormônio. Nesse caso, a caneta de insulina rápida é necessária para manter os níveis de glicose estáveis depois da ingestão de alimentos. Por isso, é aplicada antes das refeições, e faz efeito em torno de meia hora.

A fiscalização realizada pelo TCU foi aberta a pedido do Congresso Nacional. O objetivo foi apurar eventuais “irregularidades existentes nas compras, entregas e armazenamento dos medicamentos utilizados no tratamento do Diabetes Mellitus (DM)”.

Segundo o relatório da Corte, havia em estoque 196.015 unidades de insulina de ação rápida. Ao TCU, o Ministério da Saúde informou que iniciou procedimento de compra direta emergencial do remédio, por dispensa de licitação.

O objetivo é adquirir 1.346.826 unidades do remédio. O processo também permite a participação de empresas internacionais, com produto que não tenha registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Porém, ao analisar os trâmites do procedimento, os auditores do tribunal entenderam que o risco de desabastecimento em maio permanece, pois a primeira remessa do medicamente chegaria, se não houver nenhum problema no caminho, em meados de junho.

“Sendo assim, seria quase certo o desabastecimento de insulina análoga de ação rápida de maio a meados de junho de 2023. Uma possibilidade mais positiva, seria uma empresa com produto registrado no Brasil antecipar a entrega da primeira remessa para 30 dias, ou antes, o que poderia evitar o desabastecimento, dependendo da cota ofertada”, diz o relatório.

Diante do relatório, os ministros do TCU não expediram determinações sobre a situação, mas acompanham o caso.


Fonte: Blog do BG 



Depois de abrir 2023 com a primeira alta em dez meses, a taxa de desemprego no Brasil voltou a subir e atingia 8,6% dos trabalhadores no trimestre encerrado em fevereiro. Apesar da oscilação positiva, o percentual corresponde à menor taxa para o período desde 2015 (7,5%).

Com o movimento, a quantidade de profissionais ainda fora da força de trabalho equivale a 9,2 milhões de pessoas, segundo números apresentados nesta sexta-feira (31) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O aumento de 5,5% no número de desocupados representa um acréscimo de 483 mil pessoas à procura por trabalho no Brasil. 

Adriana Beringuy, coordenadora de trabalho e rendimento do IBGE, afirma que o aumento da desocupação ocorreu após seis trimestres de quedas significativas seguidas. Ela reforça que a melhora do mercado de trabalho foi muito influenciada pela recuperação no período pós-pandemia.

"Voltar a ter crescimento da desocupação nesse período pode sinalizar o retorno à sazonalidade característica do mercado de trabalho. Se olharmos retrospectivamente, na série histórica da pesquisa, todos os trimestres móveis encerrados em fevereiro são marcados pela expansão da desocupação, com exceção de 2022”, explica ela.

O trimestre compreendido entre os meses de dezembro e fevereiro também foi marcado pela queda em 1,6%, o equivalente a 1,6 milhão de pessoas, do quadro de profissionais no mercado de trabalho. Com a variação, o nível de ocupação, percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, chegou a 56,4%, queda de 1 ponto percentual na comparação com os três meses anteriores.

“A população ocupada tem um comportamento que é o inverso da trajetória da população desocupada. Nos primeiros meses do ano, há um movimento praticamente conjugado, de retração da população ocupada e a expansão da desocupação. Isso é ligado tanto às dispensas dos trabalhadores temporários que costumam ser contratados no fim do ano quanto à maior pressão do mercado de trabalho após o período de festas", analisa Adriana.

Categorias

O empregado sem carteira no setor público (-14,6% ou menos 457 mil), o empregado sem carteira assinada no setor privado (-2,6% ou menos 349 mil pessoas) e o trabalhador por conta própria com CNPJ (-4,8% ou menos 330 mil) foram as categorias que mais perderam postos no trimestre encerrado em fevereiro.

O número de empregados com carteira assinada no setor privado, por sua vez, ficou estável após seis trimestres consecutivos de crescimento significativo. O número vai em linha com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que mostra um saldo positivo de contratações formais no início deste ano.

Ainda na comparação com o trimestre anterior, houve redução de 206 mil pessoas na categoria dos empregadores, que agora soma 4,1 milhões de pessoas. Já o número de trabalhadores domésticos ficou estável e é estimado em 5,8 milhões. A taxa de informalidade também ficou estável no trimestre (38,9%).

No mesmo período, não houve crescimento de ocupação em nenhum dos setores pesquisados. Quatro deles tiveram retração no período: administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (-2,7%, ou menos 471 mil pessoas), indústria geral (-2,7%, ou menos 343 mil pessoas), agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (-2,3%, ou menos 202 mil pessoas) e outros serviços (-3,2%, ou menos 171 mil pessoas). 

Adriana avalia que o movimento do setor da administração pública tem razões sazonais. “A retração tem relação com os setores de saúde e, principalmente, de educação. É possível observar, ao longo da série histórica, que no início de cada ano, há dispensa especialmente dos trabalhadores sem carteira contratados pela administração pública de forma temporária”, destaca ela.


Fonte: r7.noticias



O Supremo Tribunal Federal (STF) pode derrubar, nesta sexta-feira (31), um dispositivo do Código de Processo Penal (CPP) que garante a formados em cursos superiores o direito de ficarem presos, provisoriamente, em celas especiais.

O julgamento termina às 23h59 de sexta, se não houver interrupção por algum ministro. Até o fim da manhã, o placar era de 6 votos a 0 pra derrubar a regra.

Votaram nesse sentido Alexandre de Moraes (relator), Cármen Lúcia, Rosa Weber, Dias Toffoli, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso.

Entenda no texto abaixo (clique em cada ponto para ir à seção):

O que diz o Código de Processo Penal?

Segundo o Código de Processo Penal (CPP), até a condenação definitiva, o preso diplomado por qualquer das faculdades superiores do país ficará preso provisoriamente em um local distinto dos presos comuns.

Além de presos provisórios com ensino superior, essa previsão também existe para outras categorias, como ministros de Estado, governadores, ministros de Tribunais de Conta entre outros.

O que significa prisão especial?

De acordo com o CPP, a prisão especial consiste exclusivamente no recolhimento do diplomado em local distinto da prisão comum.

E se não houver local distinto?

Caso não haja estabelecimento específico para o preso especial, ele será recolhido em cela distinta do mesmo estabelecimento, uma “cela especial”.

O que é a cela especial?

O CPP não traz características desta cela. Diz apenas que poderá ser um alojamento coletivo, “atendidos os requisitos de salubridade do ambiente, pela concorrência dos fatores de aeração, insolação e condicionamento térmico adequados à existência humana”.

Quais outros direitos do preso especial?

Ele tem o direito de não ser transportado juntamente com o preso comum. Os demais direitos e deveres do preso especial serão os mesmos do preso comum.

O que o STF decidiu?

O julgamento está em andamento, mas a Corte já formou maioria para derrubar o dispositivo que prevê a prisão especial para quem tem curso superior.

O voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, foi seguido por Cármen Lúcia, Rosa Weber, Luiz Edson Fachin, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso.

Quais os argumentos?

Segundo Moraes, autor do voto vencedor, a norma é inconstitucional e fere o princípio da isonomia.

Em seu voto, o ministro afirmou que não há justificativa para manter um benefício que, segundo ele, transmite a ideia de que presos comuns não se tornaram pessoas dignas de tratamento especial por parte do Estado.

Para o ministro, “a extensão da prisão especial a essas pessoas caracteriza verdadeiro privilégio que, em última análise, materializa a desigualdade social e o viés seletivo do direito penal, e malfere preceito fundamental da Constituição que assegura a igualdade entre todos na lei e perante a lei”, escreveu.

Como fica a regra, se a decisão for confirmada?

Se o placar for mantido e o resultado for proclamado, a partir de agora, presos provisórios com curso superior serão encaminhados para celas comuns e não mais para locais distintos dos demais presos.

Nos votos, ministros ressaltaram que presos podem ser separados, inclusive os com diploma de curso superior, para garantir a proteção da integridade física, moral ou psicológica, como prevê a lei.


Fonte: g1.globo.com




O comandante do Exército, general Tomás Paiva, afirmou que a Força punirá oficiais que comemorarem a data que instaurou o regime militar no Brasil, em 1964, e lembrada nesta sexta-feira, 31.

A orientação foi repassada a oficiais-generais. A principal preocupação está com os movimentos organizados entre reservistas, por isso, também há a proibição para aqueles que participarem desses eventos. A informação foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo.

No Clube Militar do Rio de Janeiro está previsto um almoço. O evento foi convocado sob o título “Movimento Democrático de 1964”, com ingresso a R$ 90 e restrito a sócios e convidados.

A iniciativa do general foi tomada após decisão do Ministério da Defesa, de manter-se em silêncio diante da data. O plano de ignorar o dia foi acertado entre o ministro José Múcio Monteiro e os comandantes Tomás Paiva, Marcos Olsen, da Marinha e Marcelo Damasceno, da Aeronáutica.

O ministério confirmou que não emitirá notas sobre o dia. “O governo não divulgará nenhum comunicado ou ordem do dia sobre a data”, informou a assessoria.

O Exército chegou a celebrar o regime militar de 1964 em comunicados oficiais nos primeiros mandatos de Lula. A data deixou de ser lembrada, em 2007.

Logo após assumir a Presidência, em 2011, Dilma Rousseff determinou que as Forças Armadas não citassem a ditadura militar nas ordens do dia.

Nos últimos quatro anos, sob o governo de Jair Bolsonaro, a data foi lembrada pelas Forças.


Fonte: Blog do BG 



Mais de 200 fuzis, pistolas, viaturas, coletes balísticos, escudos balísticos, munições e drones estão entre os armamentos, veículos e equipamentos que serão entregues à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), nesta sexta-feira (31), pelo ministro da Justiça e da Segurança Pública e da Defesa Social (MJSP) Flávio Dino.

O evento acontece às 12h desta sexta-feira (31) na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, com presença da governadora Fátima Bezerra, e do titular da SESED, coronel Araújo Silva.

Além da entrega dos armamentos, viaturas e equipamentos, o ministro fará também o lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania no Rio Grande do Norte (PRONASCI II), que acontece em parceria entre o MJSP e o Governo do Estado.

O Pronasci II terá cinco eixos prioritários: o enfrentamento e prevenção de violência contra as mulheres; fomento às políticas de segurança pública com cidadania; fomento às políticas de cidadania; apoio às vítimas da criminalidade e combate ao racismo estrutural.


Fonte: Blog do BG 



Um motociclista ficou gravemente ferido, em colisão com caçamba, na tarde desta quinta-feira (30), no cruzamento da Rua Coronel Gurgel com a Avenida Coelho Neto, no Alto da Conceição, em Mossoró.

De acordo com relatos de testemunhas, José Anchieta Carvalho Davi Neto, de 30 anos, seguia na moto, no sentido Alto de São Manoel/Boa Vista, quando colidiu com uma caçamba que seguia na Coronel Gurgel e entrou à esquerda na Coelho Neto.

Segundo a socorrista do SAMU, Izaura, a perna direita da vítima, sofreu fratura exposta. Ele foi levado para o Hospital Regional Tarcísio Maia.


O motorista da caçamba, acionou o socorro médico e aguardou a chegada da Polícia Rodoviária Estadual, para apresentar sua versão. 


Fonte: Blog do João Marcolino 



Após sair atrás do placar, o América-RN pressionou no segundo tempo e conseguiu o empate com o Potiguar na noite desta quinta-feira, na Arena das Dunas, em Natal. O resultado praticamente garantiu a equipe na final do Campeonato Potiguar.

Com o 1 a 1, o América chegou a 10 pontos, isolado na liderança no quadrangular decisivo. A combinação para ficar fora da decisão é improvável - e ainda teria que perder as três partidas.

O Potiguar, com quatro pontos em quatro jogos, é o segundo colocado. O Time Macho ainda tem chances de ir à final, mas a briga será com o ABC, que só atuou duas vezes nesta segunda fase do estadual e tem três pontos.

O próximo compromisso do América é o clássico contra o ABC, no domingo. O jogo está marcado para a Arena das Dunas, com início às 16h. O Potiguar aguarda um posicionamento da Federação Norte-rio-grandense de Futebol sobre a data do confronto diante do ABC, que pode ser realizado na próxima semana.


Fonte: ge.globo/rn



Um homem morreu atropelado enquanto atravessava uma faixa de pedestres na BR-406, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Ele foi identificado como Francisco Aldenir, de 47 anos.

O acidente fatal aconteceu no sentido aeroporto, em frente a um supermercado. A vítima atravessava a via quando foi atingida por um carro, que ficou com a parte frontal destruída com o impacto.

O trecho onde o acidente aconteceu tem pouca iluminação e os veículos costumam transitar em alta velocidade. A combinação pode ter contribuído para a morte.

Uma sobrinha do homem esteve no local e lamentou a partida do familiar. "Ele passava aqui todos os dias. Hoje ele estava saindo do supermercado. Quando ele foi passar a faixa, a moça disse que ele passou rápido e ela nem percebeu e bateu nele. O Samu disse que quando chegou ele ainda estava respirando, mas depois faleceu", contou Grace Kelly.

A morte dessa quinta-feira não foi a primeira na família da jovem no mesmo trecho. "Eu já perdi meu avô nessa mesma BR, mas do outro lado. Aqui é tudo escuro. Nessa faixa ninguém respeita nada. As pessoas vêm com mais de 100 km/h. Não dá nem para ver quem está na faixa", disse.

Ela ainda fez um apelo para que as autoridades responsável tomem providências. "Está um absurdo aqui. SE olhar, não consegue ver ninguém passando na faixa. Esse é o apelo que eu faço. Não é o primeiro nem vai ser o último se ninguém fizer nada", lamentou.


Fonte: Conecttv Potiguar 



O ABC já conhece o seu adversário na Copa do Brasil. Durante o sorteio realizado na tarde desta quarta-feira (29) na sede da Confederação Brasileira de Futebol, ficou definido que o time alvinegro irá enfrentar o Grêmio (RS) na terceira fase da competição. A primeira partida entre as equipes será disputada no Frasqueirão, em Natal.

No sorteio, os 32 clubes classficados para a terceira fase foram divididos em dois potes. Os 16 clubes com as melhores colocações no ranking da CBF (entre esses, os clubes que disputam ou disputaram a libertadores deste ano) estavam no pote A. No pote B, foram colocados os demais times que passaram de fase. A partir desta fase, os jogos de ida e volta começam a ocorrer. Porém, não há gol fora de casa como critério de desempate. Caso o placar agregado (resultado dos dois jogos) seja igual, a decisão da vaga irá para os pênaltis.

O alvinegro se classificou para a terceira fase da competição apósa vencer o Vasco da Gama nos pênaltis por 6 a 5 em pleno esrádio de São Januário, no Rio de Janeiro. Na fase anterior, o time potiguar goleou o Tum-Tum por 5 a 0, com gols de Rafael Silva, Clóvis, Araújo e Rafhael Luz. A classficação para as oitavas de final será premiada com R$ 3,3 milhões.

Os jogos da terceira fase da Copa do Brasil 2023 acontecerão nas semanas dos dias 12 e 26 de abril. A CBF ainda deve divulgar os horários corretos de cada partida.


Fonte: Tribuna do Norte 



A previsão de majoração gradativa da alíquota do ICMS no Rio Grande do Norte, de 18% para 20%, a partir do dia 1 de abril, tem sido pauta constante na Assembleia Legislativa. Atento ao assunto, o deputado Hermano Morais (PV) fez um apelo ao Governo do Estado, durante a sessão plenária desta quinta-feira (30), pela não majoração do imposto nesse primeiro mês. De acordo com ele, a população enfrenta nesse momento uma crise financeira agravada pelos ataques terroristas das últimas semanas.

“Sabemos que o RN passa por uma série de dificuldades e há uma preocupação pertinente da governadora Fátima Bezerra, que tem feito um esforço muito grande. No entanto, temos hoje uma situação diferente e aqui faço meu apelo: penso que com os entendimentos já havidos e com os que estão em curso, inclusive tendo como mediador o Supremo Tribunal Federal, poderemos ter uma solução ainda melhor nos próximos dias. Dessa forma, sugiro ao Executivo que não majore o mês de abril, dando assim o tempo necessário para a conclusão dessas negociações”, defendeu Hermano.

De acordo com o parlamentar, o passivo do Estado é de cerca de R$ 400 milhões, fruto da frustração de receitas oriundas de medida do Governo Federal no final de 2022. Segundo ele, o atual ministro da Fazenda já anunciou uma previsão de reposição ao Estado na ordem de R$ 277 milhões. “O valor não resolve o problema, mas ameniza bastante e negociações seguem em andamento. O potiguar vive um momento crítico e talvez não seja necessário que o Governo do Estado faça a majoração imediato da alíquota do ICMS”, concluiu.


Fonte: Blog do Pássaro 



Dos ataques ocorridos no último 14 de março na cidade de Acari, interior do Rio Grande do Norte, um fato ficou fora do noticiário, porém terminou com uma notícia trágica para os familiares de um dos suspeitos que atearam fogo no galpão da frota da prefeitura e causaram prejuízo de R$ 1 milhão.

Um jovem, identificado apenas como Zezinho, recebeu a polícia a tiros quando no momento da prisão em face aos ataques, e a reação foi imediato, logo ele foi atingido por tiro. Ferido, o rapaz foi socorrido, e hoje, 15 dias depois, saiu o diagnóstico clínico do seu estado de saúde: ficou tetraplégico.

“A imbecilidade dos atos só causou prejuízo à população e às famílias dos envolvidos nos ataques. Nunca que conseguiram prejudicar um político sequer, muito menos autoridades que tomam conta do sistema penitenciário, de quem eles (envolvidos) reclamavam”, desabafou um acariense.


Fonte: Conecttv Potiguar 



Após a coluna do Paulo Cappelli mostrar o sigilo imposto pela Presidência nas visitas a Lula no Palácio da Alvorada, o governo recuou. Agora, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) afirma que dará publicidade aos nomes dos visitantes.

Essa lista incluirá pessoas que compareçam a agendas oficiais e, também, agentes privados que estejam representando interesses junto à administração pública. À coluna o GSI disse buscar um meio de separar essas duas categorias de uma terceira, que abarcará visitas consideradas de caráter estritamente privado. Essa última, por alegado motivo de segurança e de proteção da intimidade, permanecerá sob sigilo.

O Palácio da Alvorada é a residência oficial do presidente.

“O GSI da Presidência da República está envidando esforços para alterar a forma de identificação dos registros de entrada nas residências oficiais e, assim, atender as solicitações demandadas”, informou o órgão.

Dois motivos levaram à mudança de postura. Primeiro, a posição firme da Controladoria-Geral da União. Um enunciado publicado em fevereiro estipula publicidade para agendas oficiais e visitantes privados com interesses junto ao governo. Seja no Palácio da Alvorada ou no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente da República.

O GSI foi avisado. Se insistisse com o sigilo absoluto, a CGU o colocaria abaixo.

O segundo motivo foi o caráter político. A imposição do sigilo não repercutiu bem e chegou a ser criticada internamente por pessoas próximas do presidente. Durante a campanha, Lula atacou sigilos do governo Bolsonaro e prometeu transparência. A mudança, portanto, vai na linha do prometido quando candidato.


Fonte: Blog do BG 



Hoje os parabéns vai para o professor Hélio Ciríaco da Silva.

Professor Hélio Você é uma pessoa inspiradora! Seu amor por seu trabalho é uma coisa que faz com que todos tenham muita vontade de aprender!

Feliz aniversário e Muitos Anos de Vida. 



A Secretaria do Tesouro Nacional informou nesta quinta-feira (30) que as contas do governo federal registraram déficit primário de R$ 41 bilhões em fevereiro.

O resultado foi o pior para o mês em toda a série histórica do Tesouro, iniciada em 1997.

Apesar do rombo, as contas do governo tiveram superávit de R$ 37,8 bilhões no acumulado do ano, após saldo positivo de R$ 78,3 bilhões em janeiro.


Fonte: Blog do Pássaro 



O esforço concentrado da Câmara dos Deputados para finalizar a votação das medidas provisórias (MP) editadas ainda no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) até esta quinta-feira (30) não foi suficiente para zerar a fila de pendências. Apesar da expectativa de continuar o trabalho nas próximas semanas, os acordos ainda não estão costurados.

O combinado com o governo foi de que das 13 MPs editadas até o fim de 2022, 10 sejam apreciadas antes de perderem a validade. Das 10 que entraram na lista de discussão, oito foram julgadas.

O que falta votar

Restam, portanto, duas MPs pendentes de apreciação. Ambos os assuntos prometem enfrentar mais resistência dos deputados e não há sinal de uma decisão. Confira:

  • MP 1.147/22: limita a isenção fiscal do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, restringindo os tipos de atividades que continuarão isentas de pagar impostos federais.

  • MP 1.153/22: adia multa para motoristas profissionais que não fizerem o exame toxicológico, suspendendo a aplicação até 2025.

O que já foi votado

Na terça-feira (28), a Câmara aprovou a MP 1.145/22, que diminui os valores da taxa de fiscalização de bafômetros e instrumentos que registram a velocidade de veículos. Também foi aprovada a medida que altera a base de cálculo do salário de servidores que atuam no exterior, incluindo cidades onde o Brasil abriu representações diplomáticas.

Na sessão de segunda (27), os parlamentares aprovaram a MP que permite prorrogar quase 3,5 mil contratos de profissionais da saúde no Rio de Janeiro, além de outro texto que autoriza a Caixa Econômica a administrar, até o fim deste ano, o fundo com os recursos do Seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre). O último também já passou pelo crivo dos senadores e segue para a promulgação.

Com um pouco mais de resistência, a Câmara aprovou, na quarta (29), a MP 1.148/22, que renova por dois anos as regras de Tributação em Bases Universais. A medida beneficia multinacionais brasileiras com subsidiárias no exterior a partir de crédito presumido do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) equivalente a 9% do lucro obtido.


Fonte: Blog do BG 



Em Assembleia realizada na manhã desta quinta-feira 30 de março de 2023, professores da rede municipal de ensino de Mossoró votaram pela continuidade da greve.

Na última terça-feira (28), a Secretaria de Educação se reuniu com o sindicato, mas nenhum acordo foi firmado.

Eliete Vieira, presidente do SINDISERPUM – Sindicato dos Servidores Públicos de Mossoró, falou que “o número de professores em greve continua o mesmo, lutando pelos direitos dos servidores retirados pela gestão municipal”.

“Nesta sexta-feira (31) faremos uma marcha no Ginásio [Pedro Ciarlini], muito simbólica, representando a preocupação dos professores com o projeto Mossoró Cidade Educação”, ressaltou.

Ela ainda destacou que “fazer greve não é motivo de alegria para nenhum professor, eles nesses 37 dias estão lutando por melhorias.


Fonte: Blog do Pássaro 



Policiais civis da 103ª Delegacia de Polícia de Tibau do Sul, realizaram, na tarde desta quinta-feira (30), uma operação que resultou na prisão de Everton da Silva e Silva, de 21 anos. Ele foi preso por tráfico de drogas na Travessa da Cioba, em Pipa.

A operação desarticulou uma central do tráfico e foi deflagrada após uma investigação que identificou o local como ponto de distribuição de drogas na região.

Durante a ação, foram apreendidos diversos tipos de entorpecentes, dinheiro, aparelhos celulares e um sistema de monitoramento por câmeras. A Polícia Civil apreendeu 307 pacotes de cocaína, um pacote de maconha, três celulares, uma balança de precisão, uma máquina de cartão e uma quantia de R$ 5.977,35 reais.

O homem foi encaminhado à delegacia local e responderá pelos crimes de tráfico de drogas, previsto no Art. 33, da lei 11.340/06.


Fonte: Conecttv Potiguar 



O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que retornou ao Brasil na quinta-feira (30), deixou claro a aliados que pretende se manter em evidência e afirmou querer viajar o país para defender o seu governo.

Durante encontro que manteve com parlamentares e políticos em seu primeiro dia em Brasília, o ex-presidente ainda disse ao general Walter Braga Netto (PL), que foi candidato a vice na sua chapa, querer voltar a andar de motocicleta.

Segundo relatos de pessoas presentes, Bolsonaro sugeriu que poderia dar um passeio já neste domingo (2).

Durante seu governo, Bolsonaro realizou diversas motociatas. Nesses eventos, centenas de motociclistas apoiadores se reuniam para percorrer um trajeto com o então presidente.

A agenda de viagens não está pronta. Segundo o ex-ministro Gilson Machado (Turismo), a ideia também é fazer giros de carro pelo país.

Machado afirma que Bolsonaro expressa muita vontade de ir ao Nordeste, única região em que Bolsonaro foi derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.

“Ele quer muito correr o Nordeste. Foi lá que tivemos uma votação que não foi a esperada. E lá tivemos a maior quantidade de pessoas nos eventos que fizemos. Tem que entender o que houve lá”, diz Machado.


Fonte: Blog do BG 



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta quinta-feira (30/3), arquivar três processos que tratavam do uso de recursos ilícitos desviados da Petrobras para campanhas eleitorais de 2014. Os alvos eram os partidos PT, MDB e PP. Os casos vieram à tona a partir de revelações da Operação Lava Jato sobre caixa dois nas campanhas.

O corregedor-geral eleitoral, Benedito Gonçalves, devolveu as vistas e decidiu acompanhar os votos pelo arquivamento. “Não há o mínimo suporte de prova para poder prosseguir com a investigação”, afirmou. Os outros ministros seguiram a posição. Assim, as representações serão arquivadas antes mesmo de se tornarem ações de investigação judicial eleitoral (Aije’s).

As representações foram abertas em 2016, pela então corregedora-geral eleitoral, ministra Maria Thereza de Assis Moura, após receber os documentos encaminhados pelo ex-juiz Sergio Moro, responsável na época pela Lava Jato. “Constato, nesta análise preliminar da documentação, indícios de práticas ilegais tanto por parte do Partido dos Trabalhadores (PT), quanto pelo Partido Progressista (PP) e pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB)”, escreveu ela na ocasião.

Por conta do tamanho e gravidade das acusações, a ministra decidiu, no mesmo despacho, que os casos fossem distribuídos para outros relatores do TSE, entendendo que não deveriam ser responsabilidade somente da corregedoria.

Por quase um ano, os casos ficaram parados no plenário da Corte enquanto era decidido se haveria uma distribuição livre ou não. As representações acabaram sendo entregues à relatoria da ministra Rosa Weber e do ministro Luiz Fux.

Os relatores votaram pelo arquivamento dos processos, em 2020, e, em seguida, o corregedor Luís Felipe Salomão, sucessor da ministra Maria Thereza de Assis Moura, pediu vista dos processos, mais tempo de análise. Os casos estavam parados desde então. Atualmente, os relatores dos casos são o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e o ministro Ricardo Lewandowski


Fonte: Blog do BG 



Após ser suspensa na noite de quarta-feira (29) por conta da chuva que alagou o gramado da Ilha do Retiro, a partida entre Sport e ABC foi reiniciada às 19h desta quinta-feira (30). O Sport vencia por 1 a 0, gol de Vágner Love, marcado no início do primeiro tempo.

O jogo recomeçou aos 16 minutos do segundo tempo e o placar de 1 a 0 para o time pernambucano se manteve até o final da partida, mesmo com o ABC voltando mais ligado para o campo e em alguns momentos tendo posse de bola acima de 70%.

O resultado eliminou o ABC e classificou o Sport para a final da Copa do Nordeste 2023. O time pernambucano encara na final o Ceará, que venceu o rival Fortaleza por 3 a 2 na outra semifinal.

Fonte: Blog do BG 


quinta-feira, 30 de março de 2023


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu em um veículo na manhã desta quinta-feira (30) em Natal uma carga com cerca de 300 quilos de atum branco que estava sendo transportada sem nota fiscal e sem refrigeração.

A apreensão aconteceu na BR-226. De acordo com a PRF, a carga iria de Natal com destino a Parnamirim.

Após a inspeção no veículo, a polícia acionou a Vigilância Sanitária e encaminhou o condutor - um homem de 29 anos - para autuação na Delegacia de Polícia Civil.

O motorista do veículo vai ser autuado pelo crime de "vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo".

O crime está previsto no artigo 7, da Lei Federal 8.137/90, que trata de crime contra as relações de consumo. A pena varia de 2 a 5 anos de prisão ou multa.


Fonte: g1.globo.com



Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, apresentaram nesta quinta-feira (30) a proposta para o chamado "arcabouço fiscal". A nova regra para as contas públicas vai substituir o teto de gastos.

Com a nova regra, o governo Lula pretende controlar o gasto público e sair do vermelho, sem tirar dinheiro das áreas que considera essenciais, como saúde, educação e segurança. E também garantir recursos para investir em obras e projetos que ajudem a economia a crescer. 

A expectativa é controlar despesas e frear o aumento da dívida – assim, os juros poderiam cair.

Veja abaixo como funcionarão as regras, assim que aprovadas:

Quais os principais tópicos?

  • As contas públicas perseguirão uma meta de resultado primário; nos próximos anos, a meta busca um superávit (com receitas maiores que despesas), antes do pagamento de juros da dívida.

  • Essa meta tem um intervalo de cumprimento em percentual do PIB.

  • Se as contas estiverem dentro da meta, o crescimento de gastos terá um limite de 70% do crescimento das receitas primárias (ou seja, da arrecadação do governo com impostos e transferências).

  • Já caso o resultado primário fique abaixo da banda de tolerância da meta, o limite para os gastos cai para 50% do crescimento da receita.
  • Há também uma banda de crescimento real da despesa primária (acima da inflação), que vai de 0,6% a 2,5% ao ano.

  • Há um piso anual para investimentos públicos, com base no previsto pelo Orçamento em 2023 (cerca de R$ 70 bilhões) e corrigido pela inflação ao longo do tempo.

Qual a informação mais importante?

O centro da proposta do Ministério da Fazenda é manter o resultado primário (saldo entre a arrecadação e as despesas do governo, sem considerar o pagamento de juros da dívida) positivo e dentro da meta estabelecida para os próximos anos.

Atualmente, a meta de resultado primário é um valor exato – e uma das mudanças propostas pelo arcabouço é que haja um intervalo de resultados possíveis (veja mais detalhes no próximo tópico).

Quando o governo estiver dentro da meta, o crescimento máximo dos gastos está limitado a 70% do crescimento da receita apurada no ano anterior. O dado será considerado entre julho de um ano e junho do ano seguinte, para permitir a inclusão das metas na proposta do orçamento.

Então, na prática, se o montante arrecadado pelo governo aumentar R$ 100 bilhões nesse período, por exemplo, os gastos públicos poderão ser elevados em até R$ 70 bilhões no ano seguinte — desde que o resultado primário esteja dentro do intervalo estabelecido e o aumento não seja maior que um crescimento real de 2,5% contra o ano anterior (saiba mais abaixo).

Dessa forma, o governo espera dar previsibilidade para os gastos, reduzir os juros do país e, assim, controlar a trajetória da dívida pública.

O que muda em relação ao teto de gastos, aprovado no governo de Michel Temer, é que a possibilidade de gastos públicos aumenta conforme a arrecadação do governo, e não com uma trava rígida e de acordo com a inflação do ano anterior.

O entendimento do governo Lula é que o teto de gastos engessa o orçamento e não permitiu que o país investisse como deveria nos últimos anos, trazendo prejuízos para diversas áreas, como infraestrutura, moradia, educação e saúde.

Como vai funcionar?

O intervalo, ou “banda”, para o resultado do primário vai funcionar nos moldes do que hoje acontece com o sistema de meta da inflação: existe o centro da meta e as faixas de tolerâncias para mais e para menos.

Para 2024, por exemplo, a meta do governo é igualar a receita e a despesa – o que resultaria em um resultado primário de 0% do PIB. Pelo sistema proposto, a meta será considerada "cumprida" se ficar entre um déficit de 0,25% e um superávit de 0,25%.

Caso o resultado primário do governo fique acima do teto da meta, o excedente poderá ser utilizado para investimentos. Se o resultado primário ficar abaixo da banda, as despesas no ano seguinte poderão crescer somente 50% do crescimento da receita no exercício seguinte.

Além disso, há ainda limites, mínimo e máximo, para o crescimento real (descontada a inflação) da despesa primária, que varia entre 0,6% e 2,5%.

  • Caso o Brasil tenha dificuldade de compor as receitas (cumprir metas e arrecadar impostos), o crescimento real dos gastos não poderá ser inferior a 0,6%.

  • Já em bons anos, em que o Brasil conseguir aumentar muito a arrecadação, o crescimento real dos gastos não pode ultrapassar 2,5%.

Na prática, esse intervalo funcionará como o novo teto de gastos. O teto anterior previa a correção dos gastos apenas pela inflação — ou seja, com crescimento real de 0%. Essa nova regra flexibiliza o limite anterior.

Um ponto: a proposta prevê que as despesas de saúde cresçam a 15% da receita líquida e as de educação, a 18%. Ou seja, terão crescimento real, acima da inflação.

O novo arcabouço fiscal também não limita despesas como o fundo da educação básica (Fundeb) e o piso da enfermagem já aprovado pelo Congresso.

O que o governo espera alcançar?

Caso o novo arcabouço seja aprovado e implementado, o governo prevê:

  • Zerar o déficit público da União no próximo ano;

  • Superávit de 0,5% do PIB em 2025;

  • Superávit de 1% do PIB em 2026;

  • E estabilizar a dívida pública da União em 2026, último ano do mandato do presidente Lula.

Na avaliação de equipe de Haddad, o ajuste é importante, mas gradual. A previsão é que, neste ano, o governo feche com déficit na casa dos R$ 100 bilhões.

Segundo o governo, com o novo arcabouço, será possível estabilizar a dívida pública da União em 2026, último ano do mandato do presidente Lula, a no máximo em 77,3% Produto Interno Bruto (PIB). Porém, a dívida pública não é uma meta, e sim um objetivo do governo.

Quando começa a valer?

O novo arcabouço fiscal passa a valer assim que for aprovado pelo Congresso Nacional, como um projeto de lei complementar. Propostas desse tipo precisam de maioria absoluta de votos favoráveis, de 257 votos na Câmara dos Deputados e 41 votos no Senado.

A medida precisa, portanto, de menos votos do que foi necessário para aprovar o teto de gastos, que era uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Para ir à promulgação pelo Congresso, uma PEC precisa ser aprovada em dois turnos, na Câmara e no Senado, com apoio de, no mínimo, 308 deputados e 49 senadores.

A “anulação” do efeito constitucional do teto de gastos já foi tratada pela PEC da Transição, aprovada enquanto o governo Lula ainda era formado. O texto dava prazo até o fim de agosto para que fosse enviado ao Congresso um novo regime fiscal em substituição ao teto de gastos, mas não há um prazo exato para aprovação.

Mas o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta quinta-feira que a proposta deve chegar ao Congresso Nacional já na próxima semana, antes do feriado.

O Planalto trabalha para que o orçamento de 2024 já seja construído com base no novo arcabouço fiscal, já que ele prevê metas de crescimento da economia e de controle dos gastos já para o próximo ano.


Fonte: g1.globo.com




A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em nome do presidente Ezequiel Ferreira e dos 23 deputados estaduais, lamenta o falecimento do ex-deputado estadual Raimundo Nonato Pessoa Fernandes, 80 anos, em decorrência de um acidente doméstico na escada de sua casa em Natal.

O deputado Raimundo nasceu no município de São Miguel em 11 de julho de 1942. Auditor fiscal, foi deputado estadual durante oito mandatos e por mais de 40 anos dedicou-se ao trabalho no Legislativo Estadual. Iniciou sua extensa trajetória no legislativo em 1982, na 53ª Legislatura. 

Foi deputado Constituinte em 1989 e presidiu a Assembleia Legislativa entre os anos de 1993 a 1995. Nas eleições de 1994, Raimundo foi candidato ao Senado da República nas eleições estaduais, período em que sua esposa Nirinha Fernandes o substituiu na cadeira de deputada no Legislativo estadual.

Em abril de 2009, afastou-se do exercício parlamentar e assumiu o cargo de Secretário de Estado da Articulação com os Municípios, cargo este que o credenciou como defensor dos municípios por toda sua história como político e representante do povo no Rio Grande do Norte. 

No último mandato, concluído em janeiro de 2023, presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), espaço recolhido pelo destaque e tramitação de todas as matérias do Parlamento.

Raimundo Nonato Pessoa Fernandes era um apaixonado por suas raízes. Prefeito do município de São Miguel entre 1977 e 1982, governou o Rio Grande do Norte de maneira interina neste mesmo período. 

Seu gabinete estava sempre de porta aberta para a população, principalmente a população da “Tromba do Elefante” composto por municípios do Alto Oeste, do Médio Oeste e do Potengi, onde o deputado Raimundo tinha base política. 

Raimundo deixa a esposa Maria Gisenira Diógenes de Freitas Fernandes, carinhosamente chamada por ele de Nirinha e a filha, Patrícia.


Fonte: Blog do BG 



A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) entende que deve ser derrubado o direito de prisão especial para pessoas com diploma de ensino superior. Para o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, esse direito é inconstitucional por ir contra o princípio da isonomia.

Acompanharam o entendimento do relator os ministros Cármen Lúcia, Rosa Weber, Dias Toffoli, Edson Fachin e Roberto Barroso.

O caso está sendo analisado no plenário virtual do Supremo. No formato, não há debate entre os ministros, que proferem seus votos em um sistema eletrônico. A análise começou nesta sexta-feira (24) e vai até 31 de março.

A previsão da prisão especial está no Código de Processo Penal: “Art. 295. Serão recolhidos a quartéis ou a prisão especial, à disposição da autoridade competente, quando sujeitos a prisão antes de condenação definitiva: […] VII – os diplomados por qualquer das faculdades superiores da República”.

Em trâmite desde 2015, a ação julgada foi ajuizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O órgão questionou se o “privilégio” ofende os princípios republicanos da dignidade da pessoa humana, da isonomia e os objetivos fundamentais da República.


Fonte: Blog do BG 



Faleceu há pouco na casa de Saúde São Lucas, o ex-Deputado Estadual, Raimundo Fernandes.

O ex-deputado sofreu uma queda na noite de segunda-feira em sua residência e já foi socorrido praticamente em estado irreversível.

”Bigodão” tinha 81 anos.

Ficam os nossos sentimentos a todos os familiares!

O parlamentar 

A morte do político ocorreu às 15h15 e foi confirmada por assessores. Raimundo Fernandes cumpriu o cargo de deputado estadual na ALRN por dez mandatos.

O político potiguar caiu de uma escada em sua residência, às 19h30 de segunda-feira (27), foi socorrido ao Hospital Walfredo Gurgel (HWG) e transferido para o hospital São Lucas, onde estava em coma profundo por conta de coágulo no cérebro.

Raimundo Fernandes começou sua carreira política como prefeito de São Miguel, na região Oeste, entre o fim e começo das décadas de 70 e 80. Em 1982, elegeu-se a primeira vez para a ALRN, a qual presidiu entre os anos de 1993 e 1995.

Em 1994, concorreu ao cargo de senador, não foi eleito, mas a elegeu a esposa Nira Fernandes deputada estadual. Em 1998 tentou voltar à Assembleia, mas ficou na suplência. Nas eleições de 2002 voltou a ser eleito deputado estadual, tendo exercido mandato até o ano passado, quando obteve 33.085 votos, sendo o 19º mais votado, mas nao se elegeu.

Fonte: Blog do BG 


Policiais civis da 53ª Delegacia de Polícia (DP de Pau dos Ferros) prenderam um suspeito de envolvimento em um homicídio na cidade de Pau dos Ferros, na Região do Alto Oeste. A ação também teve a colaboração da 54ª Delegacia de Polícia (DP de São Francisco do Oeste), da 55ª Delegacia de Polícia (DP de São Miguel), da 56ª Delegacia de Polícia (DP de Portalegre), e equipe da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Pau dos Ferros (DEAM/Pau dos Ferros), que deram cumprimento, nesta quinta-feira (30), a dois mandados de busca e apreensão em endereços relacionados a Francisco Raniery Matias Brasil, também conhecido como “Tico do Cabaré”.

Ele é suspeito por envolvimento em homicídio, praticado contra Luite Mateus Pinheiro, 22 anos, no bairro Assema, em Pau dos Ferros. A vítima foi atingida por disparos de arma de fogo em sua residência, enquanto dormia.

No primeiro endereço, que corresponde à residência de Raniery Matias, foi encontrado e apreendido um revólver de calibre 38, sem registro, e quase R$ 13.000,00 (treze mil reais) em espécie. Também foram encontrados registros de prostituição, em forma de fichas de “programas”. No segundo endereço, onde funciona um bar, ficou caracterizada a prática de exploração da prostituição, conduta prevista como crime.

Raniery Matias foi conduzido à delegacia, onde foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e por exploração da prostituição. Posteriormente, ele foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. As investigações sobre o homicídio de Luite Mateus prosseguem, e o inquérito policial tramita na 53ª Delegacia de Polícia (DP de Pau dos Ferros).


Fonte: Conecttv Potiguar 



Suspensa por causa das fortes chuvas que caíram no Recife, na noite de quarta-feira (29), e alagaram o gramado e as dependências da Ilha do Retiro, a partida Sport x ABC será retomada às 19h desta quinta-feira (30), no mesmo local. O sistema de drenagem não suportou a quantidade de água e atrapalhou o andamento da partida no segundo tempo.

O jogo válido pela semifinal da Copa do Nordeste será reiniciado aos 16 minutos do segundo tempo, momento em que foi paralisado. O placar segue o mesmo: Sport 1x0 ABC - o gol foi de Vagner Love, aos 2 minutos do primeiro tempo.

O reinício da partida, conforme cita o artigo 21 do Regulamento Geral de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), deverá ser feito do mesmo local onde foi interrompida.

No momento em que o árbitro paralisou o jogo, a bola estava próxima da grande área do ABC. O artigo também determina que os mesmos jogadores que estavam em campo no momento da parada retornem ao jogo.

Mais informações sobre a retomada do jogo serão repassadas ao longo desta quinta-feira pelo Sport e pela CBF. 

Torcedores

Os torcedores que foram ao jogo na noite de quarta-feira têm direito de comparecer ao estádio para acompanhar a reta final do encontro "desde que apresente o comprovante do ingresso original". 

"O torcedor terá acesso ao mesmo local onde ele estava hoje [quarta] durante o jogo, desde que esteja com o canhoto. Não haverá venda de novos ingressos. O direito dele está preservado para acompanhar o resto da partida. Para quem veio e perdeu o ingresso até pela chuva, vamos buscar uma solução", explicou o vice-presidente de competição do Sport, Augusto Carreras. 

Segundo caso em menos de um ano

Em maio do ano passado, Sport e CRB se preparavam para se enfrentar pela Série B do Campeonato Brasileiro, quando as fortes chuvas que caíram no Recife na ocasião alagaram o gramado da Ilha do Retiro e impossibilitaram o início da partida.

Na época, o confronto ocorreu no dia posterior, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, e os alagoanos derrotaram o Leão pelo placar de 1x0.


Fonte: Folha de Pernambuco 



A Polícia Civil já iniciou o trabalho investigativo para apurar o caso do feto encontrado em um lixão, no bairro Cidade Nova, na tarde desta quarta-feira (29), em Natal. Catadores perceberam algo estranho envolto a um lençol e constataram que se tratava do corpo de um bebê de aproximadamente 8 meses.

Uma equipe do 9°Batalhão foi acionada para realizar o isolamento e foi informada que um caminhão de coleta trouxe um material recolhido contendo o feto.

Peritos do ITEP (Instituto Técnico e Científico de Perícia), realizaram a análise no local e recolheram o feto para a necropsia na sede do Instituto no bairro da Ribeira.

O ocorrido causou um misto de sentimentos, centenas de pessoas se manifestaram nas redes sociais sobre o assunto e cobraram celeridade das polícias quanto a investigação. A pergunta que ecoa em toda a comunidade potiguar é: Quem é a mulher que pariu, congelou o bebê e jogou no lixo?


Fonte: Blog do BG 



O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quer reforçar a sua segurança após os planos descobertos contra o senador Sergio Moro (União Brasil-PR). Em vídeo obtido pela Jovem Pan, o ex-mandatário revelou que o governo retirou os carros blindados aos quais ele tinha direito.

“Até segunda-feira, eu tinha direito a dois carros blindados”, disse Bolsonaro ao revelar que a decisão da governo federal.

“Agora, você pode falar, tem amparo na lei ou não tem? Não tá definido. Na minha campanha, tinha 40 policiais federais comigo e o Cabo Daciolo tinha dois. Porque? Eu tinha o maior risco de sofrer um atentado, como aconteceu, mesmo com todos esses policiais federais. Agora é a mesma coisa. A gente vê acontecendo essa questão do PCC planejando e fica preocupado. Eu não tenho peito de aço. Vou tentar buscar um carro blindado para mim”, continuou Bolsonaro, relembrando o atentado nas eleições de 2018.

Além disso, Bolsonaro afirmou que “nunca perseguiu ex-presidente”, classificou a atitude do governo em retirar os blindados como “não racional” e que entende o gesto como um “recado”. “Não é uma atitude racional por parte desse governo que está ai.

Nunca persegui ex-presidente nenhum. Tudo que foi pedido nós concedemos e fomos até além em alguma coisa. Agora, comigo, pela volta anuncia ‘não tem mais carro blindado para você’. Está dando um recado, só posso entender isso ai”, afirmou Bolsonaro. O encontrou também abordou a instalação da CPI do MST.


Fonte: Blog do BG 



O ex-presidente da República Jair Bolsonaro disse nesta manhã, após chegar dos Estados Unidos, que a Casa Civil de Lula tirou dele dois carros blindados a que tinha direito antes da viagem, e afirmou que o governo do PT “está dando um recado” a ele.

“Até segunda- feira, eu tinha direito a dois carros blindados. Após o anúncio da chegada aqui, a Casa Civil retirou.”

A declaração está num vídeo postado pelo deputado Mário Frias (PL-SP). Na conversa com deputados, senadores e apoiadores que o receberam na sede do PL, o ex-presidente reconheceu que “não está definido” se é obrigação do governo ou não conceder esses blindados. Mas afirmou que vai requisitá-los novamente à Casa Civil.

O ex-ocupante do Palácio do Planalto se disse “preocupado” com a questão das facções criminosas. “Eu não tenho peito de aço. Eu vou tentar buscar um carro blindado pra mim. Agora, não é uma atitude racional por parte desse governo”, reclamou o ex-presidente.

“Eu nunca persegui ex-presidente nenhum no meu governo. Tudo o que foi pedido nós concedemos. Fomos até além em alguma coisa. Pela (mina) volta, anunciam, olha não tem mais carro blindado pra você. Está dando recado. Eu só posso entender isso daí.”

Confere o vídeo abaixo:

Fonte: Blog do BG 


https://www.toprevenuegate.com/nbup2icygm?key=99585b38128d49ec0d2be2e1e892bfe7

A sua rádio

Pessoas online

Pesquisar este blog

Credits

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Ariaman Viagens

Ariaman Viagens

Escute a sua rádio aqui Afonso Bezerra

Escute a sua rádio aqui Afonso Bezerra
google.com, pub-6626472047806976, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Blog Archive