sexta-feira, 9 de maio de 2025


aprendem noções de educação ambiental, em curso ofertado por projeto da Petrobras

Ensinar educação ambiental nas escolas públicas é fundamental para o desenvolvimento dos alunos e para a construção de uma sociedade mais consciente e sustentável. Entre os dias 06 a 08 de maio, a equipe do Vale Sustentável ministrou a formação para 53 estudantes das Escolas Municipais Padre José de Anchieta, Abel Alberto da Fonseca e Princesa Isabel, no município de Carnaubais/RN.

O projeto Vale Sustentável é executado pela Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA), em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A capacitação tem como objetivo principal conscientizar os jovens sobre a importância da preservação dos recursos naturais e meio ambiente. Dividido em três módulos: Os impactos ambientais e a importância da educação ambiental para a sustentabilidade socioambiental do Semiárido Potiguar; Práticas Agrícolas Sustentáveis e Resíduos Sólidos.

O curso prepara os alunos para atividades que eles vivem no cotidiano como o cultivo de alimentos que abastecem nossas mesas, bem como cuidado com a água proveniente do Rio Piranhas-Açu, considerado como o principal manancial da região.

"Problemas como o desmatamento, a poluição e as mudanças climáticas exigem mudanças de comportamento em larga escala. A escola é um ponto estratégico para formar uma nova geração mais engajada na proteção do planeta", disse a Técnica em Agroecologia do Projeto, Evanira Araújo que também ministrou o módulo Práticas Agrícolas Sustentáveis.

A educação ambiental pode ser trabalhada de forma interdisciplinar, envolvendo ciências, geografia, matemática, português, entre outras, tornando o aprendizado mais rico e contextualizado. Ao discutir temas ambientais, os estudantes aprendem a analisar problemas complexos, buscar soluções e entender a relação entre sociedade, economia e natureza.

Na quinta-feira (8), os estudantes colocaram em prática as lições aprendidas em sala de aula com a implantação de uma horta escolar agroecológica. Os estudantes utilizaram o adubo orgânico e a cobertura morta para o cultivo de coentro, cebolinha, ervas medicinais e mudas frutíferas. As hortaliças devem auxiliar na merenda e nas ações de estudo complementares. A atividade prática foi desenvolvida na Escola Padre José de Anchieta que recebeu um Kit horta composto por sementes de legumes, verduras e ervas medicinais, além de equipamentos e insumos.

A professora Edinete da Silva falou sobre a ação. "A sementinha foi plantada na cabeça deles e os frutos virão. Eles se mostraram bastante empolgados com a criação de abelhas e o uso do hidrogel".A Coordenadora pedagógica do município, Suênia Talismenia da Silva destacou a parceria. "O Curso contribui e fortalece a nossa educação. A capacitação reforça o que plantamos hoje é o nosso futuro. É uma campanha de conscientização em que os alunos se apropriam do que é o meio ambiente. Esse curso está marcando o início da educação integral para turmas do nono ano", afirmou.

_Fotos: Jaqueline Rondon_





0 comments:

Postar um comentário

Minha lista de blogs

Postagens mais visitadas

JSON Variables

O Blog Afonso Bezerra em Pauta está chegando para te deixar bem informado, com notícias de credibilidade e impacilidade a serviço da nossa sociedade.

Postagem em destaque

Brasil registra 46 casos confirmados de intoxicação por metanol e 8 mortes

Foto: Reprodução O Brasil já soma 46 casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas, conforme divulgado pel...

Postagens mais visitadas

Arquivo do blog

TOTAL DE VISITANTES VISITANTES ON LINE

contador de acesso